IFRO contempla mais 26 servidores com afastamento para mestrado e doutorado

Publicado: Terça, 25 de Julho de 2017, 12h29 | Última atualização em Terça, 25 de Julho de 2017, 12h29

Ao considerar as necessidades relativas à qualificação dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), foi concluído novo processo de concessão de afastamento aos docentes e técnicos administrativos.  Por meio do edital 133/2017, 26 servidores terão direito ao período exclusivo para realização de cursos de mestrado ou doutorado em instituições nacionais e internacionais. O resultado final da seleção foi publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

São 18 docentes e oito técnicos contemplados para afastamento integral das atividades laborais neste segundo semestre de 2017. “A manutenção de editais regulares para afastamento de servidores permite uma programação pessoal e da Instituição para garantir a qualificação dos servidores, em áreas de interesse de verticalização de cursos do IFRO. Hoje representa uma das principais políticas institucionais, implantada desde 2015”, conclui o Pró-Reitor de Pesquisa, Gilmar Alves Lima Júnior.

Entre os objetivos do certame está o de estabelecer uma sistemática de classificação para definir a concessão de afastamento integral para pós-graduação stricto sensu de servidores com base nos critérios institucionais. No IFRO, desde 2015 os editais para afastamento dos servidores são publicados regularmente duas vezes por ano, entre maio e julho, e depois, entre outubro e dezembro. Do total de 26 servidores contemplados, 14 irão cursar doutorado e 12 mestrado em instituições localizadas em diferentes regiões do país e em cursos de diversas áreas do conhecimento. Sendo que neste último edital foi registrado o maior número de inscritos desde o início da publicação dos certames: 34 inscritos. A grande procura motivou uma reorganização interna no número de vagas, discutida e aprovada pelo Reitor Uberlando Leite junto à Diretoria de Gestão de Pessoas, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Pró-Reitoria de Pesquisa.

Na Comissão de Avaliação participam, além da PROPESP e da DGP, representantes da CIS-PCCTAE (Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação do Instituto Federal de Rondônia) e da CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente), seguindo a Resolução 53/2015, da Política de Afastamento.  Conforme a legislação, o IFRO pode contratar professores substitutos, desde que não ultrapasse 10% do número de docentes efetivos, para ocupar as vagas de servidores docentes em afastamento para cursar pós-graduação. Atualmente, este número é de 60 vagas. Quanto aos técnicos, a regulamentação limita a liberação para cursar pós-graduação em até 10% do quadro total da unidade (campi ou reitoria) e está condicionada a manutenção do funcionamento do setor.