IFRO seleciona 35 projetos na área de ensino

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2017, 10h44 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2017, 12h40

Estão abertas as inscrições para o edital de seleção da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, a PROEN/IFRO. Ligado às diretorias de Desenvolvimento do Ensino (DDE) e de Assuntos Estudantis (DAE), o edital foi lançado no dia 13/07 e prevê a seleção de 35 projetos. As propostas devem envolver as seguintes atividades: atividades interdisciplinares e integradoras, cursos de nivelamento, aulas de reforço, cursos preparatórios para competições acadêmicas (olimpíadas do conhecimento e competições acadêmicas ou tecnológicas), práticas inovadoras de ensino, e cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e afins. A submissão de projetos ocorre até 31 de julho.

Há a previsão de investimento no valor de R$ 56 mil em auxílio aos estudantes participantes e de até R$ 35 mil para aquisição de materiais de consumo para os projetos. Serão contemplados alunos dos cursos técnicos de nível médio (nas modalidades integrada, subsequente e concomitante) e acadêmicos dos cursos de graduação.

Conforme o edital, servidores docentes ou técnico-administrativos em educação do IFRO poderão submeter projetos, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.  Com essa ação, a PROEN objetiva, dentre outras questões não menos relevantes, incentivar processos de inovação na prática pedagógica; fomentar a criação e o desenvolvimento de recursos e metodologias para o ensino e para a aprendizagem; estimular a interação de disciplinas ou de componentes curriculares, inclusive de diferentes cursos, níveis e modalidades de ensino; contribuir para o aprimoramento e melhoria da qualidade dos cursos e, ainda, oportunizar aos discentes a expansão de seus conhecimentos acadêmicos e humanísticos, por meio da contribuição e interação com seus pares.

O Projeto de Ensino busca o desenvolvimento de atividades extrassala e tem por objetivo promover o aprofundamento e/ou melhoramento do processo de ensino e de aprendizagem e ampliação das possibilidades de permanência e êxito dos estudantes do Instituto Federal. “Esperamos que haja uma adesão dos servidores no que tange à submissão de projetos no edital. Acreditamos que, a partir dessa iniciativa, é possível expandir nossas ações de prática docente, bem como potencializar a aprendizagem dos alunos da instituição”, ressalta o Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis em https://goo.gl/77WWdw