Campanha sensibiliza para consumo consciente

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2016, 08h44 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 08h41

Na semana passada foi divulgado o projeto sobre Economicidade e Sustentabilidade com o início da Campanha “Quero um planeta decente, meu consumo é consciente”, no Campus Ariquemes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Várias ações serão realizadas durante os dois anos de duração do projeto. O lançamento foi feito na primeira reunião do ano no campus, com a participação de todos os servidores, que receberam orientações quanto ao consumo consciente de vários itens utilizados em seu dia a dia.

O objetivo da campanha é sensibilizar o servidor, promover a economicidade de forma que não afete a eficiência do serviço e cooperar com a sustentabilidade. “A ideia surgiu quando comecei a pesquisar novas maneiras de fazermos nossa parte no que diz respeito à economia de materiais de consumo”, informou Rozangela Gomes Ferreira, coordenadora do projeto.

Foram sugeridos aos servidores atitudes simples que visam à economia de materiais como sulfite, pincel, toner e copo descartável, bem como a redução do consumo de água e energia elétrica. “Incentivamos o uso dos dois lados da sulfite; sugerimos a implantação  da letra Ecofonte, a qual pode garantir a economia de até 25% no uso de toners em cada computador ou notebook dos servidores”, analisou Rozangela. Além disso, os servidores docampus também foram estimulados a usarem o cartucho de recarga para pincel de quadro branco “dependendo da quantidade de recargas utilizando o mesmo pincel, pode gerar uma economia de 40% no valor das compras”, ressaltou a coordenadora.

Todas as ações serão acompanhadas pela equipe idealizadora do projeto e terão os dados coletados para futuras análises e divulgação. Existe uma pretensão em aumentar o foco das ações quanto ao público “o projeto tem inicialmente como público-alvo os servidores do campus, mas futuramente pensa-se em estendê-lo aos alunos e comunidade externa”, explicou Ferreira. Ainda segundo ela, na reunião foram entregues kits contendo caneca personalizada e squeeze para cada servidor.