IFRO participa de palestra sobre formação de professores

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 12h30 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 12h30

Ifro em debate sobre Formação de Professores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve representado no Seminário sobre formação de professores “Os professores dizem que ensinam e os alunos não aprendem?”. Realizado pelo Movimento Rondônia pela Educação (MRPE) na noite de terça-feira, 06, no auditório da UNIR Centro, o debate contou com a interação de diversos atores da educação no Estado.

A adesão do IFRO ao Movimento ocorreu em dezembro de 2016, com vistas a contribuir para melhoria dos indicadores educacionais rondonienses, em plano de trabalho conjunto que se estende até 2018. Até o momento, são 28 órgãos signatários do Movimento Rondônia pela Educação, cujas metas são: zerar o analfabetismo; elevar a escolaridade básica dos trabalhadores; reduzir a evasão escolar; implantar o Observatório Educacional de Rondônia; e implantar projeto de formação para gestores escolares com vistas à gestão para resultados.

No seminário, o Instituto Federal compôs a mesa enquanto instituição formadora. Na fala do Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, foi feito um panorama da Rede Federal, que atualmente reúne 41 instituições, 647 campi e mais de 1,7 milhões de alunos em todo o Brasil, “mas não se faz ciência e tecnologia sem ensino, e no Instituto Federal acreditamos na integração ensino, pesquisa e extensão. Temos uma parcela pequena na formação de professores diante dos demais formadores (Universidade Federal e rede particular) porque 20% dos nossos cursos precisam ser de licenciatura (química, física, biologia e matemática), com o ingresso anual de 280 novos acadêmicos nas licenciaturas”.

Sobre o desafio para a docência, Moisés Souza falou sobre as atuais 131 vagas do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) do IFRO, por possuir alto poder formativo: “o licenciando que se encontra professor no momento da formação, este não evade. Permanece para contribuir com a sociedade. Hoje o Pibid é esse programa que contribui não apenas com a permanência dos acadêmicos, mas pela formação exponencial desse estudante. Um aluno do Pibid é um aluno diferenciado”. Para concluir, o pró-reitor ressaltou que o tema formação de professores passa necessariamente pela valorização do professor enquanto profissional, “é necessário debater a formação e a valorização do docente, com o grande desafio de combater a evasão, na busca pela permanência e êxito desses estudantes”.

Também estavam representadas as instituições empregadoras, no caso, a Seduc (Secretaria de Estado da Educação de Rondônia), que possui atualmente em seu quadro cerca de 25 mil trabalhadores em educação (15 mil docentes); representantes do magistério com fala do Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia); estudiosos do assunto, com fala do professor do Departamento de Ciências da Educação (DCED/Unir), Wendell Fiori de Faria; e sobre experiência de sucesso com a Coordenação do Pibid/Unir. A coordenadora estadual do RO pela Educação, Raquel Volpato Serbino, falou sobre o papel articulador da Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia) junto às demais instituições que tratam de questões de ensino, “conseguimos no Brasil quase universalizar o acesso à alfabetização, mais ainda nos falta melhorar a qualidade. Temos um grande problema que é a evasão escolar. Como se faz a gestão da evasão escolar, como segurar esses alunos na escola?”.

Este foi o terceiro encontro organizado pelo Movimento, que nos seminários anteriores debateu “Alfabetização e Qualidade” e “Reforço e Recuperação no Ensino e na Aprendizagem”. No dia 12/06, será a vez do tema “Evasão Escolar”. Conforme a Pró-Reitora de Extensão, o IFRO desenvolve diversas ações que se somam aos objetivos do Movimento, entre eles estão, por exemplo, as ações do projeto que oferece formação inicial e continuada a mulheres em vulnerabilidade social dos territórios, da cidadania e da identidade rural do estado de Rondônia.