IFRO participa da 6ª Rondônia Rural Show

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 12h16 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h41

Rondônia Rural Show Alunos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia está participando da 6ª edição da Rondônia Rural Show, que ocorre no município de Ji-Paraná entre os dias 24 e 27 de maio. O IFRO expõe produtos e informações sobre os cursos e projetos desenvolvidos nos Campi Ji-Paraná e Jaru.

Os cursos Técnicos em Química e em Florestas realizaram exposição de suas atividades na quarta (24) e na quinta (25). Nesta sexta-feira (26) será a vez do curso Técnico em Informática levar ao público informações sobre o curso. No sábado (27) haverá exposição de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus Ji-Paraná, além da presença de servidores e alunos do Campus Avançado Jaru.

O estudante do Curso Técnico em Química do Campus Ji-Paraná, Patrick Cruz Moreira da Silva, aprovou a oportunidade de participar da feira. “Vejo a participação do IFRO, em eventos como esse, como uma possibilidade de mostrar para o público e para a população o que fazemos em nosso campus. Mostrar como o campus atua e quais serão os profissionais que de lá sairão e assim poder conquistar novos alunos e novas parcerias para o campus”, afirmou.

Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a participação na feira é extremamente importante uma vez que o ensino e a pesquisa deverão estar cada vez mais alinhados com as demandas do mundo do trabalho. “Aqui temos todos os empresários, os produtores e instituições parceiras que poderão junto ao IFRO fomentar a pesquisa, ou apontar as demandas de ensino dos cursos que devemos ofertar, ou os conteúdos que trabalhamos hoje, se há necessidade de reformulação”, apontou.

O Reitor também destacou o contato com o público interessado em inovação e nas pesquisas desenvolvidas pelo IFRO em diversas áreas. “Hoje somos um dos institutos que possuem um grande número de registros de propriedade intelectual. E para nós é muito positivo porque, independente da área, o IFRO atua em Ciências Agrárias, na área de Humanas, entre outras, buscando a inovação, através de pesquisas. Por exemplo, quanto à tecnologia sabemos que a agricultura é uma área com alto nível de informatização, então qual demanda o público tem quanto às máquinas ou na parte de automação que podemos iniciar uma pesquisa, gerar um produto, ou desenvolver um software?”, pontuou Uberlando.

Quanto à extensão, de acordo com o reitor, a participação na Rondônia Rural Show é uma oportunidade de apresentar as áreas em que o IFRO atua ressaltando a questão do estágio como integrante da educação profissional oferecida pela instituição. “Todos os alunos fazem o estágio de forma obrigatória, então este é um espaço muito rico para conhecer empresas que poderão receber nossos alunos. Estamos aqui para conversar, conhecer as demandas e buscar essa oportunidade de ambientes para futuros estágios”, ressaltou.

Para a Coordenadora do Curso Técnico em Química, Juliana Aparecida da Silva, “participar de um evento deste porte, que envolve todo o Estado, é muito importante para o IFRO Campus Ji- Paraná, pois neste momento podemos mostrar para a comunidade as principais atividades desenvolvidas no campus na divulgação dos nossos cursos de nível médio e de graduação. Para o Curso Técnico em Química, o projeto despertando a Química mostra o quão interessante e importante é o curso para a região. Desta forma pudemos apresentar alguns experimentos químicos a fim de divulgar o curso, promovendo um interesse da comunidade no Técnico em Química”

Rondônia Rural Show

A Rondônia Rural Show é uma feira de tecnologia e oportunidade de negócios voltados ao agronegócio do estado, realizada anualmente pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estadual da Agricultura (Seagri), no município de Ji-Paraná. O evento ocorre até o dia 27 de maio, na Rodovia BR-364, Km 333, Zona Rural de Ji-Paraná, distante 11 quilômetros de Ji-Paraná, sentido Presidente Médici.

• IFRO_no_Rondônia_Rural_Show
  • Rondônia_Rural