IFRO conclui relatório com dados do Estado de Rondônia

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2016, 09h02 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2016, 08h08

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), através da Diretoria de Planejamento (Dplan) apresentou hoje (2), para o Reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRO), a Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios do Estado de Rondônia (SIM). O objetivo desse trabalho é auxiliar os gestores na definição de cursos a serem ofertados pelo IFRO. Estes dados serão disponibilizados no site do IFRO para consulta de todos os interessados. O Instituto é o primeiro da região norte a produzir este tipo de material com esta finalidade.

O levantamento foi concluído em 15 dias utilizando dados de órgãos oficiais como o IBGE, MTE, Programa das Nações Unidas (Pnud) e o INEP-Mec “produzimos esse relatório piloto [...] essa base de dados busca suprir os gestores com dados organizados”, ressaltou Leonardo Souza Araújo, diretor de planejamento. Segundo o administrador da Prodin e executor do relatório, Braulio Fernandes Gerhardt, esses dados serão importantes para definir como será feita a política de expansão dos novos cursos do IFRO “com base em que será feita essa análise? Por isso o IFRO precisa de dados para saber qual perfil profissional o mercado requer e onde está esta demanda”, disse.

O relatório é dinâmico e deverá ser constantemente atualizado “ele tem como finalidade subsidiar os gestores na tomada de decisões, sobre a demanda por novos cursos”, afirmou Leonardo. Segundo ele, este é o primeiro relatório sintético, pois possui somente dados do Estado “a partir daí será feito o relatório com os dados e a análise desses dados”, explicou o diretor.

Dados serão disponibilizados para consulta

Os interessados poderão consultar no site do IFRO o relatório “ao invés de fazer várias pesquisas em vários sites, será possível consultar somente no nosso”, concluiu Araújo. Estão sendo apontados dados dos aspectos demográficos, econômicos, de empregabilidade e educacionais “este é um relatório estadual, mas a ideia é produzir também relatórios regionais, que permitam conhecer as características da área de influência de cada campus”, disse Braulio. Segundo ele estas regiões englobam também todos os municípios vizinhos “a região de influência de Vilhena também inclui algumas cidades do Mato Grosso”, exemplificou.