IFRO tem todos os pedidos de patentes aceitos parcialmente

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2016, 09h00 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2016, 08h07

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aceitou mais 14 pedidos de patente, com concessão parcial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).  Ao todo o IFRO possui 22 solicitações feitas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), tendo sido todas aceitas parcialmente. As patentes do peixe tambaqui enlatado correspondem a 13 dos 14 pedidos. O projeto foi desenvolvido no Campus Ariquemes, com o intuito de oferecer no mercado novos produtos com peixes da região. A outra solicitação é o dispositivo didático, Trilha de Adição de Números Inteiros, feito pelo Campus Vilhena. O material didático foi criado com o objetivo de facilitar a aprendizagem do aluno, por meio lúdico para melhor assimilação de conteúdo.

A pesquisa realizada pela professora Juliana Minardi Galo na área de engenharia de alimentos busca suprir uma demanda cada vez maior do consumo de produtos cárneos industrializados. “Diferentemente das carnes vermelhas que possuem elevadas concentrações de gordura saturada, a carne de peixes apresenta consideráveis níveis de gordura insaturada, com destaque para as concentrações de ácidos graxos ômega 3, que tem seu benefício à saúde humana já comprovado, cientificamente”, ressaltou a professora.

Rondônia é hoje uma dos maiores produtores de peixe em cativeiro do país, daí a necessidade de se criar, novos produtos com peixe da região “nós desenvolvemos 12 formulações de Tambaqui em conserva com diferentes molhos, orgânicos e convencionais, bem como o processo de enlatamento de peixes de água doce”, relatou Galo ao informar que o projeto conta com o apoio do CNPq e é desenvolvido em parceria com uma pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a professora Débora Francielly de Oliveira.

Produto está em negociação no mercado

As detentoras das patentes estão em fase de negociação com uma empresa espanhola que é e líder no seguimento de pescados enlatados na América Latina “pretendemos continuar com as pesquisas, ou seja, com Transferência de tecnologia e pesquisa aplicada para consolidar a cadeia de produção do tambaqui no Estado de Rondônia e dar suporte para a indústria pesqueira”, concluiu Juliana.

O dispositivo didático surgiu a partir da dificuldade de alguns alunos do 7º ano em aprender conteúdos de adição de números inteiros, explicou o pesquisador, professor Claudinei de Oliveira Pinho. “Espero que este jogo se torne público e que os professores de matemática possam utilizá-lo com frequência e que obtenham êxito na sua aplicação”, ressaltou Claudinei.

O apoio do IFRO e dos colegas de trabalho foi essencial para execução do projeto “é emocionante você saber que o seu trabalho foi reconhecido como importante no processo de ensino e aprendizagem, com a aprovação de um instrumento didático que poderá ser utilizado por outros docentes da minha área de atuação”, explicou o professor. Segundo ele a aceitação da patente é fato motivador para dar continuidade nas pesquisas “criar outros produtos que possam ajudar na edificação da educação”, afirmou.