Editais lançados fomentam o conhecimento científico no IFRO

Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 18h20 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 18h20

LOGO IF

Nove editais foram lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Rondônia (PROPESP/IFRO), em um primeiro pacote de editais de 2017. Outros seis editais ainda serão publicados. Neste ano, o IFRO irá investir R$396 mil em bolsas de iniciação científica e tecnológica e taxa de bancada para financiamento de projetos de pesquisa e captará aproximadamente R$ 90 mil em bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Quatro dos editais publicados são de registro de projetos e bolsas pesquisas nas modalidades de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação Tecnológica (PIBITI) para alunos dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, fomentadas pelo CNPq e com recursos próprios do IFRO. O período de duração dos projetos de pesquisas é de 12 meses, e os valores de financiamento das taxas de bancada variam de R$ 2 mil a R$ 3 mil por projeto. O valor mensal das bolsas de PIBIC e PIBITI para alunos do ensino médio é de R$ 200 e para alunos de graduação e pós-graduação é de R$ 400.

Os editais 85, 86, 87 e 88 distribuirão as cotas de bolsas do IFRO no CNPq e a execução do Programa Institucional de Pesquisa (PIP), com recursos internos incentivam estudantes e servidores realizarem pesquisas, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a vocação científica, incentivando talentos potenciais mediante participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados para o ciclo 2017-2018. No edital 85/2017 há o fomento a projetos e bolsas de Iniciação Tecnológica Graduação e Iniciação Científica Ensino Médio, do CNPq, em que os coordenadores de projetos possuem o título de doutor. Para o edital 86/2017 o apoio é para a projetos e bolsas de pesquisa de Iniciação Científica para alunos de graduação e de ensino médio, do CNPq, em que os coordenadores de projetos possuam o título de doutor. Este edital inclui neste edital as vagas para alunos que ingressaram no IFRO através das ações afirmativas.

Já o edital 87/2017, fomenta-se projetos e bolsas de Iniciação Tecnológica para alunos de graduação e de ensino médio, financiados pelo IFRO, em que não há exigência de titulação de cursos stricto sensu para o coordenador. E o edital 88/2017, recebem fomento os projetos e bolsas de Iniciação Científica para alunos de ensino médio, financiados pelo IFRO, em que não há exigência de titulação de cursos stricto sensu para o coordenador.

A PROPESP/IFRO também incentiva e fomenta os editais de financiamento de projetos e bolsas de pesquisas, publicados e executados pelos Departamentos de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (DEPESP) de cada campus, publicados de acordo com calendário próprio. Nestes editais, a partir de uma política institucional, os critérios adotados, respeitam o PIP, contudo, apresentam critérios de avaliação e seleção mais específicos para realidade de cada campus.

Em 2016, o IFRO executou 214 projetos de pesquisas, em todos os editais publicados pela PROPESP e campi. Sendo que para 2017, considerando o aumento de número de servidores e alunos envolvidos na pesquisa e pós-graduação, a meta é chegar a 250 projetos de pesquisa. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Junior, com estas ações “mesmo em um período de restrição orçamentária, o IFRO, através da PROPESP e dos DEPESP nos campi, com o apoio da Reitoria, demostram a importância do incentivo e fomento ao desenvolvido da pesquisa e inovação na Instituição”.

Informações sobre os editais estão disponíveis em https://goo.gl/eetLc6