Projeto Saber Mais busca melhorar aprendizado em Matemática e Português

Publicado: Terça, 02 de Mai de 2017, 12h16 | Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2017, 12h17

LOGO IF

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) e Coordenação do Ensino Técnico (CENTEC), lança o Projeto Saber Mais. O projeto surgiu da necessidade de combater as dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática apresentadas por novos alunos e buscar o êxito educacional.

O material audiovisual do Projeto Saber Mais é especialmente voltado aos estudantes do primeiro ano do ensino técnico integrado ao ensino médio. No entanto, esse material poderá atender a outras demandas do campus, como a estudantes dos anos finais da educação básica ou em outros níveis, etapas e modalidades de ensino ofertadas pela instituição. Segundo o Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, o Projeto Saber Mais é mais uma ação da CENTEC/PROEN e tem como foco a permanência e o êxito dos alunos do IFRO.

O projeto
A metodologia adotada no Saber Mais consiste em três fases: em um primeiro momento, a Coordenação de Ensino Técnico, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino, elaborou um diagnóstico pedagógico, em conjunto com as coordenações de curso, referente aos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática que os professores notam que os alunos ingressantes apresentam maior e recorrente dificuldade. Na próxima fase, os professores voluntários devem gravar videoaulas de conteúdos das duas disciplinas. E na última fase, todo o material audiovisual será distribuído aos campi para repassar aos alunos.

Cada videoaula terá duração entre cinco a 15 minutos, contemplando conteúdos que os alunos apresentam maiores dificuldades e que são pré-requisitos para aprendizagem de outros conteúdos ou disciplinas. A organização do material, distribuição e uso no campus ficará sob a responsabilidade do Núcleo Pedagógico Multidisciplinar (NUPEM) da unidade, sob a orientação e supervisão das Diretorias de Ensino.

De acordo com o projeto, o NUPEM deverá realizar um levantamento junto aos professores, dos alunos que apresentam dificuldades e de quais conteúdos eles necessitam de reforço. A partir dessas informações, o setor definirá local, data e horário para os alunos assistirem às videoaulas. Os pais ou responsáveis pelos estudantes inscritos deverão ser notificados sobre a necessidade dos referidos estudantes participarem das aulas. Os alunos selecionados serão acompanhados por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, nos campi onde houver essa oferta, selecionados pela Diretoria de Ensino, na condição de estagiários.

Nos campi em que não há oferta de Licenciatura em Matemática e/ou Língua Portuguesa, os licenciandos serão tutores e receberão certificado pelo estágio realizado. Para tanto, os campi poderão firmar termo de parceria com instituições de ensino superior visando receber os licenciandos externos. A função dos estagiários/tutores, no momento do reforço, diz respeito ao controle do tempo, à manutenção da ordem didático-pedagógica em sala, à operacionalização dos aparelhos de TV em que as aulas serão transmitidas e, ainda, ao controle da frequência, participação e ocorrências.