Reunião articula oferta de cursos de mestrado e doutorado para servidores do IFRO e UAB

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 18h56 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 19h28

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) se reuniram na quinta-feira (30), na Reitoria, com representante da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para tentar viabilizar oferta de mestrado e doutorado para pesquisadores brasileiros e bolivianos, em decorrência da parceria entre o IFRO e a Universidad Autónoma del Beni (UAB).

De acordo com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), a reunião tinha como finalidade articular as Instituições (IFRO, UAB e UNIR) visando a criação de uma turma de mestrado e uma de doutorado para atender servidores do IFRO e da UAB. A ação pode resultar na melhoria da titulação de servidores docentes e técnicos das duas instituições, bem como na realização de pesquisa na região da Fronteira Brasil-Bolívia, atendendo principalmente os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré (lado brasileiro), Guayaramerín e Riberalta (lado boliviano).

Para o Diretor de Planejamento do IFRO, Leonardo Araújo, esta é uma das inciativas do IFRO para contribuir com o desenvolvimento da Região da Fronteira Brasil-Bolívia.  “A pesquisa diagnóstico Guajará-Mirim permitiu ao IFRO, em menos de 1 ano de atuação do Campus na fronteira, a constituição de uma cooperação técnica internacional com a Universidad Autónoma del Beni. Esta cooperação técnica permite a execução de ações de ensino, pesquisa, extensão e mobilidade de alunos e servidores entre as duas instituições”, reforçou.

Participaram da reunião servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) Diretoria de Planejamento (DPLAN) e Observatório, Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graudação (Propesp), Assessoria de Relações Internacionais (Arint), Profª Drª Andreza Mendonça do IFRO Campus Ji-Paraná, e Professor Dr. Artur Moret  do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Unir (PPGDRA/UNIR).

Como encaminhamento da reunião ficou acertado que o IFRO fará o contato com a Assessoria de Relações Internacionais do Ministério da Educação (MEC) para verificar a possibilidade de oferta de curso fora de sede. A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) ficou responsável por verificar como se dará o processo de convalidação da certificação em território nacional.

• Reunião__1
  • Reunião__2