Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO é empossado no Conselho Curador da Fapero

Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 13h05 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 13h07

Presidente da Fapero Giselle Andrade e Sergio Loss

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) agora faz parte do Conselho Curador da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero). A Cerimônia de Posse ocorreu na segunda-feira (27), no Auditório da Universidade Federal de Rondônia. O IFRO será representado no Conselho pelo reitor Uberlando Tiburtino (titular) e o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Gilmar A. L. Júnior (suplente).

“A FAPERO tem um papel importante para o fomento da pesquisa, inovação e pós- graduação no estado e nos últimos anos tem desenvolvido políticas institucionais, através da publicação de editais, onde a representação do IFRO no Conselho Curador, pode colaborar de forma positiva nas discussões de fomento a pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico para Rondônia”, afirma Gilmar Alves. A Diretora de Pesquisa e Inovação do IFRO, Giselle de Andrade, explica que desde 2013 o IFRO tem se aproximado da Fapero. “Na ocasião o então Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós- Graduação do IFRO e atual reitor, Uberlando Tiburtino Leite, iniciou o processo de solicitação de vaga no Conselho Curador da Fundação. De lá para cá a parceria entre o IFRO e a Fapero tem se consolidado cada vez mais. Para nós, a conquista de um assento no Conselho Curador é uma grande vitória pois permitirá que o IFRO tenha voz na tomada de decisões referente as pesquisas a serem desenvolvidas no Estado de Rondônia”, fala Giselle.

Criada pela Lei nº 2.528 de 25 de julho de 2011, a Fapero é uma Fundação de direito público vinculada ao Governo do Estado de Rondônia, com autonomia administrativa financeira, compondo a administração indireta do poder executivo estadual. A Fundação Rondônia prevista no art. 201 da Constituição Estadual, de acordo com o disposto no §5º do Artigo 218 da Constituição Federal de 1988, foi a penúltima Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPs) a ser criada no Brasil.

Conforme o presidente da Fapero, Francisco Elder Souza de Oliveira, a Fundação Rondônia visa promover o desenvolvimento científico e tecnológico através do fomento à ciência, tecnologia e inovação. Durante a cerimônia estiveram presentes de posse dos novos conselheiros estavam presentes o vice-governador, Daniel Pereira, o deputado Claiton Roque, o reitor da UNIR Ari Ott e pesquisadores do IFRO, UNIR e Embrapa.

Com a agenda do Fórum de Gestão no Campus Vilhena, o titular e suplente do IFRO não puderam estar presentes durante a cerimônia e assinatura do termo de posse no Conselho. Eles foram representados pelos servidores Sérgio Loss e Giselle de Andrade.

Fim do conteúdo da página