Instituto receberá comissão do MEC para recredenciamento

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2017, 10h37 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2017, 14h32

Entre os dias 21 e 24 de março, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) receberá uma comissão avaliadora do Ministério da Educação. Toda a instituição será aferida, com os avaliadores permanecendo no Campus Porto Velho Calama. A avaliação in loco está relacionada ao período 2014-2016 e os documentos a serem reunidos são os que demonstram a concretização do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) do triênio. O trabalho está sendo feito por uma comissão formada por representantes de todas as pró-reitorias e setores envolvidos com as ações elencadas para o recredenciamento.

Este é o primeiro processo de Avaliação de Regulação para o recredenciamento pelo qual o IFRO passa desde a criação dos Institutos Federais em 29 de dezembro de 2008, por meio da Lei 11.892. No resultado final, a pontuação é feita numa escala de 1 a 5. “E o que vai ser avaliado? O desenvolvimento da estrutura do instituto e o corpo docente e técnico, porque existem parâmetros institucionais a serem alcançados: nível de titulação, os projetos pedagógicos, projetos de pesquisa, as produções acadêmicas dos professores que atuam nas graduações, e na extensão para verificar qual é a nossa relação com a comunidade a partir dos projetos que nós temos. Quanto mais aproximado da nota cinco, melhor é considerada a instituição em termos de infraestrutura, projeto pedagógico e de pessoal”, explica Gilberto Paulino da Silva, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN/IFRO). Caso a nota fique abaixo do esperado, entre um e dois, a instituição perde a autonomia institucional passando a ser uma “faculdade”. Neste caso para ofertar e extinguir cursos será necessário autorização do MEC.

Os documentos pertinentes à avaliação serão disponibilizados no site. A inovação é resultado da adesão feita no ano passado ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações) contribuindo para que todos os processos e documentos tramitem de forma digital. “Desde nossa implantação, nossa infraestrutura foi melhorada significativamente, o corpo docente da mesma forma, foi qualificado. O desafio é conseguir reunir toda a documentação que temos espalhada pelo Instituto para conseguir fazer uma boa apresentação”, finaliza o servidor da PRODIN, que é a Pró-Reitoria responsável por congregar todas as informações do recredenciamento.