Parceria prevê preservação de patrimônio histórico documental

Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 10h45 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 12h45

Reunião IFRO e Governo de Rondônia
Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) discutiram parceria para preservação de patrimônio histórico documental do Estado de Rondônia. Na reunião realizada no dia 13 de fevereiro, participaram servidores da Pró-Reitoria de Extensão, do Campus Ji-Paraná ligados ao Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa (NIMPI), e do Governo do Estado estavam presentes o superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rodnei Paes, e a diretora do Museu da Memória Rondoniense, Ednair Rodrigues Nascimento.

A parceria a ser firmada, entre outros objetivos, busca preservar patrimônio histórico documental por meio de tecnologia de digitalização e criação de banco de dados, especialmente documentos do Museu Palácio da Memória de Rondônia. Segundo o chefe do Departamento de Extensão do Campus Ji-Paraná, Fernando Ferreira Pinheiro, “preservar nossa história também é um papel social e o uso das tecnologias faz com que possamos disseminar isso de forma global por meio da internet”. A avaliação é compartilhada pelo coordenador do Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa, Lourival Inácio Filho. Para ele, “a importância da preservação documental histórica em Rondônia por meio de tecnologias de digitalização, busca e acesso, vai além do historicismo destas fontes. Democratizá-las significa por um número maior de pesquisadores diante do desafio da crítica pertinente na busca da complexidade multifacetada que envolve a formação histórico-cultural de Rondônia”. Do projeto em Ji-Paraná também participa o professor Juliano Fischer Naves, que é o responsável pela tecnologia de armazenamento e busca de informação.

A coordenadora de Integração Escola e Sociedade/PROEX, Michele Noé, explica que IFRO e Governo estadual buscam formas de democratizar ainda mais a informação e preservar o patrimônio histórico regional, facilitando o acesso a dados primários de pesquisas históricas. Também estavam presentes na reunião realizada na reitoria do IFRO: o diretor de programas e projetos da PROEX, Sérgio Francisco Loss Franzin, e a historiadora Elis Oliveira.