Planejamento Estratégico tem participação das lideranças

Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2017, 14h47 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 12h08

Planejamento 2

Servidores e gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), e também lideranças de instituições parceiras, participaram hoje do lançamento do Planejamento Estratégico, no Campus Porto Velho Calama. A iniciativa procurou levar aos diversos públicos o conceito de planejamento e suas vertentes para construção e aplicação no instituto.

O processo de planejamento que iniciou deverá ser algo contínuo dentro do IFRO, com participação ativa de toda a comunidade. “Não é possível fazer um planejamento estratégico que traga respostas se não houver empenho e participação de todos. Pois todos são responsáveis pelo sucesso da nossa instituição”, explicou o pró-reitor substituto de desenvolvimento institucional, Gilberto Paulino da Silva. Segundo ele, o planejamento na instituição começou com a criação da diretoria, e agora com a contratação de uma empresa para consultoria será possível aprofundar algumas técnicas. “Há espaço para melhorar o processo, e melhorar a qualidade dos serviços que ofertamos para a comunidade”, analisou.

A construção do planejamento será de forma participativa, segundo o reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, não é um processo que envolve somente os gestores e se faz necessário para direcionamento das ações. “Investimentos serão feitos no Instituto Federal em infraestrutura, equipamentos e principalmente de pessoal, e não tem como continuar fazendo investimento sem planejamento”, ressaltou. Para sucesso do planejamento deve haver envolvimento de agentes, setores e segmentos. “Não pode ser planejada somente pelos gestores que estão, tem que ser planejado pela comunidade interna e tem que ouvir a comunidade externa, o que a comunidade espera do instituto”, questionou o reitor.

O palestrante e diretor administrativo da Steinbeis-Sibe do Brasil, Fernando Celestino Ferreira Quintans, explicou que o planejamento auxilia a gestão para uma maior eficiência e melhoria dos resultados. “O planejamento estratégico não foi feito para dar boas notícias, e sim para dar um norte. [...] É um conjunto de ações para que dê certo aquilo que queremos, antecipando os problemas e deixando a instituição bem preparada”, informou.

IFRO ouve instituições parceiras para confecção do planejamento

Após o primeiro encontro, gestores, comunidade externa e instituições parceiras participaram da aplicação de questionário no intuito de contribuir para montar o mapa estratégico do IFRO, avaliando diferentes visões sobre a instituição. Joselane Schereder, coordenadora de planejamento e desenvolvimento organizacional da Seduc, informou que já possuem um planejamento em andamento, cujo objetivo é aumentar o IDEB no Estado, e para isso, contam com a mediação tecnológica que o IFRO oferece em parceria com Seduc. “Hoje nós conseguimos atender um número significativo de alunos, e a proposta é ampliar. Esta parceria com o IFRO é importante porque vemos que o IFRO está buscando melhores resultados e qualidade, e com isso nós também vamos ganhar, através desta troca de conhecimento e experiências”, relatou.

Para Vânia Fraga, extensionista social da Emater, é preciso planejar com foco e direcionamento participativo. “Com todos falando a mesma língua, juntando em grupos e socializando para andamento das atividades e melhores resultados”, finalizou.