Brincadeiras marcam dia de atividades em aldeia de Porto Velho

Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2016, 12h36 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2016, 13h32

IFRO Solidário 1

Crianças e adolescentes da Aldeia Central Karitiana de Porto Velho (RO) participaram no último sábado de brincadeiras e outras atividades desenvolvidas por servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. As ações fizeram parte da campanha “IFRO Solidário”, que arrecadou brinquedos em três postos de coletas da capital para doação.

Pular corda, girar em bambolês, brincar de elástico, desenhar com tinta guache foram algumas das ações desenvolvidas durante a visita. As crianças revezaram entre as brincadeiras disponíveis no pátio da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio Kyowã. “Criança implica movimento, então pensamos junto aos alunos em uma série de brincadeiras que pudéssemos desenvolver com as crianças. Percebemos que houve muita interação e até mesmo a criação de outras brincadeiras, a partir das que aplicamos ao chegarmos na aldeia”, descreveu a professora de educação física do Campus Porto Velho Calama, Iranira de Melo, que coordenou as atividades recreativas.

No começo tímidas, as crianças logo se entrosaram com os alunos do Campus Porto Velho Calama e começaram a brincar com os bambolês. Kauê Karitiana, de 6 anos, não largou o bambolê até aprender a usá-lo. Já a Gisele Karitiana, de 8 anos, depois de pular elástico, decidiu pintar uma casa junto aos colegas. Enquanto isso, os adolescentes, como a Pâmela Karitiana, de 13 anos, estava desenhando as pinturas nos visitantes. “O que a criançada daqui mais gosta de jogar é futebol, mas vi que gostaram muito das brincadeiras que foram feitas durante a visita”, comentou o professor de língua materna da escola, Samuel Karitiana.

Os estudantes do IFRO que participaram da ação avaliaram como positiva a visita na aldeia.  “A interação com as crianças foi muito boa. Gostaria de voltar mais vezes na aldeia. Me pintaram e a jovem que fez me explicou que é a mesma pintura feita nas mulheres quando tem festa na aldeia”, comentou a aluna Naira Caroline Vieira de Souza. Durante as ações, as jovens indígenas explicaram como é feita a tinta usada nas pinturas. “A gente usa o jenipapo, que protege a pele e ajuda a não envelhecer”, complementou Darlene Karitiana.

As atividades foram acompanhadas pelo cacique da aldeia, Francisco Karitiana, que aprovou as ações desenvolvidas. “A comunidade ficou muito alegre com a visita. Mudou o dia das crianças, pois trouxe um divertimento para elas”, afirmou.  Outra liderança indígena que participou das atividades foi o presidente da Associação do Povo Indígena Karitiana, Orlando Garcia Karitiana. Para ele, a vinda da equipe do IFRO até a aldeia foi uma oportunidade para que outras ações sejam desenvolvidas junto à comunidade. “Uma ótima iniciativa de socialização, que promoveu a troca de culturas, através das brincadeiras. Precisamos também que cursos sejam aplicados aqui na aldeia, como por exemplo, de informática”, disse.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Maria Goreth Reis, a ação teve o objetivo de aproximar o IFRO da comunidade indígena. “Eles desejam cursos que possam ajudá-los dentro da comunidade, e nosso intuito maior é esse: detectar essas necessidades e atender da melhor forma possível essa demanda de qualificação profissional e de educação”, explicou.

O dia foi repleto de novos aprendizados para todos os participantes. “Apesar de vivermos numa cidade que tem povos indígenas, acabamos não tendo contato. Com essa visita pudemos conhecer um pouco da realidade deles, vendo seus costumes, idioma, pinturas. Conhecemos e compartilhamos o que sabemos com eles, sem impor nada”, apontou o estudante João Vitor Souza de Oliveira.

Depois de brincar, as crianças foram lanchar, e em seguida, se organizaram para receber os presentes doados para a campanha.  Com os brinquedos em mãos, as crianças voltaram às brincadeiras.

• IFRO_Solidário_1
  • IFRO_Solidário_10