Trabalhos do IFRO ganham premiação no Congresso Norte Nordeste

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 17h01 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 11h54

gilmar

Três apresentações do Instituto Federal de Rondônia ganharam destaque entre os trabalhos que compuseram o 11º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado em Maceió (AL), sob a organização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Ficaram em segundo lugar: na apresentação de Banner/Área Engenharias "Construção de uma solda elétrica através de condutância iônica e eletrólise" e entre os Trabalhos Orais/Área Ciências Sociais Aplicadas “Perspectivas profissionais e êxodo rural no curso técnico em agropecuária”. E na IV Mostra Tecnológica, o IFRO foi o terceiro colocado com o trabalho "Caixa eletrônica para ensino de lógica e matemática". O resultado ficou conhecido no dia 9 de dezembro, com a presença de servidores e estudantes de diversos institutos, totalizando 54 trabalhos ocupantes dos três primeiros lugares nas modalidades banner e apresentação oral, distribuídos entre as áreas de Ciências Exatas; Ciências Biológicas; Engenharias, Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Letras, Linguística e Arte e Multidisciplinar.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Gilmar Alves de Lima Júnior, “nós tivemos uma das maiores delegações da Região Norte. O pessoal do Nordeste, pela maior proximidade, teve maior número. Foi uma participação numerosa e positiva. Tivemos aluno apresentando banner, participando da mostra de ciência e tecnologia e apresentação oral. Só não participamos do Desafio de Ideias, porque estamos nos preparando com a Incubadora de Empresas, que será extremamente importante para o próximo Connepi. Também tive oportunidade de visitar vários estandes, dos vários institutos, e vi que temos desenvolvidos bons resultados e isso ficou demonstrado com as premiações”.

Sobre o tema de estudo voltado ao combate à evasão desenvolvido na apresentação oral, a professora de Administração do Curso Ariquemes, Quezia da Silva Rosa, diz que foi avaliada a característica empreendedora dos estudantes com o questionamento de não ser empregado após conclusão do Curso Técnico em Agropecuária. “Muitos alunos não queriam voltar para a comunidade. Pedagogicamente nós temos duas escolhas, formar para voltar para a comunidade ou para sair. E o IFRO precisa ser um catalizador para ficar e desenvolver economicamente não só a propriedade, mas a região, com os conhecimentos que ele adquire no campus”. A professora ressalta ainda que é necessário ao aluno perceber a viabilidade econômica de sua propriedade, porque uma das principais motivações dos estudantes é a questão financeira, ele, compreendendo que terá retorno ao criar projetos empreendedores em sua área de origem, perceberá que a possibilidade de permanência no campo é maior.

Na Mostra de Tecnologia e na apresentação de banner, os destaques do IFRO eram do Campus Vilhena. O pró-reitor enfatiza que no caso da solda elétrica já está encaminhada para registro e pedido de patente, enquanto o projeto da caixa eletrônica para ensino de lógica e matemática já possui patente. “Essa premiação garante mais destaque para trabalharmos na transferência de tecnologia. Então, posso dizer que os resultados são extremamente positivos e vimos isso traduzido em premiação”.

Candidatura
Gilmar Alves ainda explica que o Instituto Federal de Rondônia lançou pré-candidatura para sediar em 2020 o Connepi. O evento passou a ser bianual, com Recife recebendo a 12º edição do evento em 2018. “Em fevereiro vamos entregar a candidatura oficial ao próximo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa para o evento do ano de 2020 ser em Porto Velho”, conclui o pró-reitor.

• conepi
  • conepis