Assinado termo de cessão de uso à Seduc para dispositivos educacionais

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 14h01 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 14h08

IFRO SEDUC 1

Nesta segunda-feira, 12, o Instituto Federal de Rondônia cedeu o uso de duas tecnologias desenvolvidas por professores e alunos da instituição para uso em sala de escolas estaduais. Em cerimônia realizada na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o reitor Uberlando Tiburtino Leite e a secretária Fátima Gavioli assinaram o termo, em que o Baralho Químico e o software DETMATSIS 1.0 poderão ser adotados nas disciplinas do Ensino Médio de química e matemática, respectivamente. O reitor explicou que esses são materiais a serem distribuídos aos campi, no caso interno do IFRO, mas o acesso aos materiais físicos, no caso do baralho, ou em forma de software para o sistema de matrizes em matemática, a estudantes da rede estadual poderá significar um ganho no aprendizado também desse público. “A pesquisa no Instituto Federal é ampla e estas são tecnologias desenvolvidas que poderiam estar oferecendo resultados práticos e complementando o aprendizado dos alunos, são produtos já com registro”.

Este é o primeiro contrato assinado entre o IFRO e uma instituição externa para repasse de tecnologia vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica. E para a secretária Fátima Gavioli este é um presente que gera muita expectativa, “tudo que é levado para as crianças e jovens, e que eles conseguem ver de forma dinâmica e motivada, eles aprendem”. Estavam presentes na reunião a diretora-geral de Educação da Seduc, Angélica Ayres, e os representantes do IFRO: os pró-reitores Gilmar Leite Lima (de pesquisa) e Goreth Reis (Extensão), o coordenador geral do Núcleo de Inovação Tecnológica Rafael Paes e o coordenador de inclusão social e produtiva, Jairo Tschurtschenthaler. O próximo passo, segundo a Seduc, será realizar o repasse didático e treinamento via EaD para os professores de química e matemática no início do próximo ano.

Tecnologias
Os dispositivos didáticos foram desenvolvidos no Campus Ji-Paraná com as denominações “DETMATSIS 1.0 – Software para cálculo de determinantes de matrizes e resolução de sistemas lineares” e “Baralho Químico”. O DETMATSIS foi o primeiro projeto do IFRO a receber registro definitivo de propriedade intelectual e o Baralho está com o processo de registro em trâmite no INPE (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

O Baralho Químico é um jogo pedagógico composto por 52 cartas e foi criado pelos professores Renato André Zan e José Antônio Avelar Baptista e as alunas da Licenciatura em Química Andrômedra Serpa Hermano de Souza e Lorrayne Lacerda de Souza. “A química assim como as outras ciências exatas, são tidas como abstratas e de difícil compreensão. No intuito de minimizar essas dificuldades e de tornar a química uma disciplina mais atrativa, os jogos lúdicos são tidos como uma ótima ferramenta de aprendizagem”, explica Renato Zan. Já o DETMATSIS 1.0 foi criado professor do Campus Ji-Paraná, Windson Moreira Candido, com os alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Rafael Alves Fuhrmann e Rânila Evellin Pereira. De acordo com Windson a disponibilização para escolas sempre foi o objetivo do projeto, “uma vez que eu precisei de um software parecido algum tempo atrás e quando encontrei, eram ferramentas caras para o uso com o ensino. A noção de matrizes, determinantes e sistemas para pouca quantidade de dados não é um conteúdo difícil, mas quando se aumenta a quantidade de linhas e colunas para propor os dados, precisamos de um recurso visual para operá-los e nisso o programa pode ajudar os alunos e professores”, explica Windson Moreira.

• IFRO-SEDUC_1
  • IFRO-SEDUC_2