PDTI é aprovado pelo Consup para o biênio 2016-2018

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2016, 14h50 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2016, 08h34

Logo 1Acaba de ser aprovada a nova versão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI/IFRO) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. A cada dois anos um novo plano é editado. A nova versão foi avaliada na 14ª reunião do Conselho Superior (CONSUP/IFRO), realizada dia 11 de novembro. Finalizando o processo iniciado em fevereiro deste ano, que contou ainda com consulta pública, disponibilização da minuta do PDTI 2016-2018, além de todo o trabalho desenvolvido pela Diretoria e Coordenações de Tecnologia da Informação (reitoria e dos campi) para se chegar à formalização e consolidação das demandas.

As regras e diretrizes do Governo Federal para a contratação de serviços constam na Instrução Normativa 04/2015. No Instituto Federal de Rondônia este é a terceira versão aprovada para o PDTI. O primeiro foi coordenado pela Resolução nº 28/CONSUP/IFRO, de outubro de 2011. Avaliado sob número de processo 23243.006770/2016-84, o PDTI aprovado agora teve relatoria do Diretor do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan. A resolução agora segue os trâmites para publicação no site do Conselho Superior (www.ifro.edu.br/consup).

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Mamoré Conde, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação atende a demandas de solução de tecnologia da informação e também a serviços a serem desenvolvidos, bem como as aquisições. São documentos de referência para elaboração do Plano: o PETI/IFRO (Planejamento Estratégico de TI) e o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

Enquanto instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação, o PDTI visa atender às necessidades tecnológicas, alinhar os recursos aplicados em TI, eliminar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos de forma planejada. No IFRO, as Tecnologias de Informação servem de suporte às atividades acadêmicas e administrativas.

Entre os destaques do IFRO para a área tecnológica está a Educação a Distância (EaD), que em 2015 foi ampliada, conforme revisto no PDTI vigente à época. O Diretor Fábio Conde ainda cita o Painel de Indicadores, ferramenta de acompanhamento de alunos que ganhou referência na Rede Federal de Educação Profissional. Atualmente, o Painel de Indicadores está no aguardo de patente para poder ser disponibilizado a outros Institutos Federais por meio de parcerias.