Estudantes do IFRO expõem materiais didáticos em Seminário do PIBID

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 16h54 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2016, 17h07

Mostra de Recursos Didáticos PIBID 9Durante três dias, acadêmicos dos cursos de licenciaturas ofertados em cinco campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram de diversas atividades da quinta edição do Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O evento, que aconteceu no Campus Porto Velho Calama, foi encerrado na tarde de quinta-feira (10), com a apresentação de 15 trabalhos na II Mostra de Materiais Didáticos.

Segundo a coordenadora institucional do PIBID no IFRO, Auzeni Maria Alves Nunes, a exposição objetivou a socialização dos principais recursos didáticos utilizados no decorrer do ano letivo pelos acadêmicos bolsistas do PIBID/IFRO, durante o desempenho das atividades pedagógicas aplicadas por eles nas escolas públicas parceiras. “Entre os materiais expostos estavam jogos didáticos, materiais visuais e experimentos na área de Ciências. Vale ressaltar que desses recursos didáticos alguns são reproduzidos, outros adaptados, além de alguns que os próprios bolsistas criaram visando facilitar a aprendizagem de conteúdos pelos alunos das escolas parceiras”, explicou.

Para a Professora Érica Jaqueline Pizapio Teixeira, coordenadora de área do subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID, a exposição foi uma oportunidade para os acadêmicos demonstrarem as metodologias utilizadas, e para estimular os estudantes a produzirem seus próprios materiais, objetivando registros de patentes. “Os materiais didáticos apresentados pelos acadêmicos demonstraram formas diferentes de ensinar e aprender, onde são assimiladas teoria e prática através de jogos e outros recursos, o que irá oportunizar uma aprendizagem significativa”, destacou a docente que atua no Campus Colorado do Oeste.

O último dia de evento contou também com uma palestra sobre “Patente de Material Didático”, ministrada pelo coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRO, Rafael Paes de Barros. A proposta da palestra foi conscientizar os futuros professores de que eles podem além de desenvolver novas tecnologias para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos “também podem proteger esse produto, por meio de um pedido de patente, registro de programa ou registro de direito autoral. [...] O mais importante é o professor ter a consciência de que quanto mais a aula for interativa, terá melhores resultados, porque o aluno passa de um estado de decorar conteúdo para a compreensão do mesmo”, ressaltou.

Um dos trabalhos apresentados na mostra foi o da acadêmica do 6º período de Licenciatura em Física do Campus Porto Velho Calama, Mirian Rodrigues Pedrosa. A bolsista apresentou um jogo da memória que tem como objetivo auxiliar na introdução do conteúdo de cinemática. O jogo intitulado “Memobrinca Física”, desenvolvido em aproximadamente um mês, foi aplicado na Escola Estadual João Bento da Costa. “Foi uma oportunidade impar expor o resultado do trabalho que desenvolvemos e vislumbrar um mundo de possibilidades. Por exemplo, logo após a mostra tivemos uma palestra sobre "patente de material didático" e foi muito boa. Pode não parecer, mas muitas vezes, mesmo desenvolvendo os materiais não tínhamos noção de que poderíamos tentar o pedido de registro de patente. O seminário nos fez crescer e ampliar horizontes”, relatou.

• Mostra_de_Recursos_Didáticos_PIBID_1
  • Mostra_de_Recursos_Didáticos_PIBID_10