IFRO realiza investimentos em infraestrutura

Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 12h12 | Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 12h20

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) investiu no ano de 2015 mais de 31 milhões em obras de infraestrutura. Ao todo existem 9 projetos em execução para construção, reforma e ampliação em 8 cidades de atuação do IFRO. Muitos deles já foram concluídos ou estão em fase de conclusão. A iniciativa de expansão faz parte da política de desenvolvimento do IFRO, atendendo às metas e aos objetivos institucionais. Além disso, visa ampliar e melhorar as ofertas de educação profissional tecnológica em todo o Estado de Rondônia.

A complementação das estruturas das unidades do IFRO e novas construções proporcionam aumento do número de vagas e qualidade de ensino aos alunos, explicou Uberlando Tiburtino Leite, Reitor do IFRO. Segundo ele, a previsão para este ano é de conclusão de todas as obras que já foram licitadas e início de novos projetos “No Campus Porto Velho Calama vamos licitar o Centro Esportivo para o IFRO”, afirmou.

As obras do novo campus em Jaru começaram esta semana, no dia 5. O prazo para conclusão é de 5 meses. Serão construídos, com recursos próprios, um bloco com 3 salas e uma bateria de banheiros, totalizando cerca de 400 metros quadrados de área. A entrega doCampus Jaru proporcionará, inicialmente, o funcionamento dos cursos de EaD do IFRO, que já são oferecidos na cidade. O espaço escolhido para a nova edificação, antigo Parque de Exposições, foi cedido pela Prefeitura Municipal de Jaru.

Em um primeiro momento será realizado o levantamento das demandas no primeiro semestre “será feito um estudo prévio para implantação dos novos cursos em Jaru. Em um segundo momento, nós vamos confirmar os cursos levantados e verificar o que é prioridade para ofertar”, concluiu Uberlando.

Obras em andamento

No final de julho do ano passado foi entregue a primeira fase da obra do Campus Guajará-Mirim, escola de fronteira, que iniciou suas atividades com a aula inaugural do Curso Técnico Concomitante de Manutenção e Suporte em Informática, no dia 27 de julho de 2015. O novo espaço proporcionou melhores instalações para as turmas de EaD dos cursos Técnicos de Informática para Internet e Finanças e o início, este ano, de mais duas novas turmas de Cursos Técnicos Integrados em Manutenção e Suporte em Informática.
“Para 2017 o campus deve abrir o curso em biotecnologia. A escola de fronteira atende tanto os brasileiros quantos os bolivianos, que já participaram do último processo seletivo. A tendência é que se torne um polo binacional, foi planejado para isto”, concluiu Maria Fabíola Santos, Pró-Reitora de Ensino.

A próxima fase deste projeto compreende serviços de limpeza e terraplanagem das áreas remanescentes, pavimentação em bloco sextavado de aproximadamente mil metros quadrados, calçamento no perímetro do terreno, plantio de gramas e instalação da subestação de energia. A retomada desta etapa está prevista para este mês.

No Campus Ariquemes a obra de instalação do grupo gerador já está em execução, aproximadamente 50% concluída. A previsão é que este ano ainda fique pronta. Paralelamente a esta instalação, o campus também ganha um novo refeitório com área de mais de 1,2 mil metros quadrados. O novo espaço a ser construído, inicia já na próxima semana (11) e vai conter sanitários, área de higienização, cozinha, depósito e câmara fria, incluindo toda infraestrutura necessária para atender aos alunos, professores e servidores.

A construção do Centro de Convivência II, da passarela coberta e da ampliação do almoxarifado, no Campus Ji-Paraná, já está em andamento. A obra começou em janeiro do ano passado e será entregue na segunda quinzena de janeiro de 2016.

Uma área de aproximadamente mil metros quadrados contendo área de convivência, restaurante climatizado, área de cozinha, depósito, recepção de alimentos, cantina, câmara fria e 2 salas administrativas serão entregues a comunidade do Campus Vilhena. Todos poderão usufruir deste novo ambiente a partir de março deste ano.

No Campus Colorado do Oeste, temos uma parte do contrato que já foi finalizada e outra que está em andamento. Foram entregues a reforma do abatedor de aves e a fábrica de ração para serem utilizados pelos alunos e professores do campus. A construção do bloco de agronomia e as reformas da AG1 e AG3 serão finalizadas em junho deste ano.

No início de fevereiro será entregue a passarela coberta de interligação dos blocos de salas de aula ao refeitório, no CampusPorto Velho Calama. Além disso, o cercamento no entorno docampus e plantio de gramas, trará mais conforto e comodidade à comunidade do campus.

As obras, no Campus Porto Velho Zona Norte, estão aguardando a aprovação do projeto pela Eletrobrás. A obra consiste na reforma e adequação da subestação do campus e deve ser entregue em abril deste ano. Em Cacoal a reforma e ampliação do campus também serão concluídas no mesmo prazo, “o IFRO duplica o número de vagas no Campus Cacoal, em razão da entrega de novos ambientes e de um espaço adequado para as atividades administrativas dos servidores”, concluiu o reitor.