Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO apresenta projetos inovadores na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2025, 16h36 | Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2025, 17h02

SETECO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participa da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com dez projetos desenvolvidos por estudantes e servidores de diversos campi. Com o tema “Juventudes que Inovam, Brasil que Avança”, a Semana Nacional da EPT tem como objetivo promover a troca de experiências, estimular práticas educativas transformadoras e valorizar o protagonismo juvenil na Educação Profissional e Tecnológica.

No IFRO, os projetos apresentados demonstram a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, mostrando como a criatividade e o conhecimento científico podem contribuir para o desenvolvimento social e econômico. Entre os projetos em destaque, o “Connect 60+: um aplicativo educacional adaptativo para a terceira idade”, do Campus Porto Velho Zona Norte, propõe uma solução tecnológica voltada à inclusão digital da população idosa, com interface acessível e recursos interativos que facilitam o aprendizado e reduzem o isolamento social. Do mesmo campus, o “ODS Adventure” apresenta um jogo digital no formato RPG educativo, que alia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estimulando o pensamento computacional de forma lúdica e inclusiva.

No Campus Calama, o projeto “Sistema de Gerenciamento de Inventário Inteligente (SGI)” utiliza tecnologia IoT (Internet das Coisas) e antenas RFID para aprimorar o controle do patrimônio público, promovendo eficiência, transparência e modernização administrativa. Já o Campus Ariquemes apresenta o projeto “Sustentabilidade na Pecuária Familiar”, que utiliza maquetes interativas para demonstrar práticas de manejo sustentável de pastagens e incentivar a conscientização ambiental entre produtores rurais e estudantes.

O Campus Jaru expõe duas iniciativas com foco em sustentabilidade e aprendizagem prática. O projeto “Do cacau ao chocolate” promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão na produção de manteiga de cacau de origem rondoniense, capacitando estudantes e produtores locais na cadeia produtiva do chocolate. Já o “Caixa Entomológica Sustentável” estimula a aprendizagem ativa e o uso ético de materiais biológicos, resultando em um acervo físico e digital de insetos de importância médico-veterinária, produzido pelos próprios alunos.

No Campus Colorado do Oeste, o projeto “Remoção de corante alaranjado de metila por carvão ativado” apresenta uma pesquisa que transforma resíduos de abacaxi e manga em carvão ativo para tratamento de efluentes, demonstrando inovação e responsabilidade ambiental. No Campus Vilhena, o projeto “Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)” desenvolveu o e-book “Caiu de um penhasco, e agora? Aprenda a voar”, voltado à formação de professores e à disseminação de metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica.

A Reitoria também está representada com o projeto “Mulher de Fibra”, que destaca o protagonismo feminino e o empreendedorismo por meio de ações que valorizam a força, a autonomia e a inovação de mulheres em diferentes contextos sociais. Complementando o conjunto de trabalhos, o Campus Ji-Paraná apresenta o projeto “Central de Vagas”, uma iniciativa que busca otimizar a gestão escolar, fruto de uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

As propostas foram inicialmente selecionadas internamente, conforme indicações feitas pelas unidades do IFRO, e encaminhadas à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O resultado do Edital nº 10/2025 e os demais documentos que nortearam a seleção de projetos para a Mostra Tecnológica contemplaram as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

 

Inovação e avanço

A 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica – “Juventudes que inovam, Brasil que avança iniciou-se nesta terça-feira, 7 de outubro, e segue até 9, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento divulga a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), amplia o reconhecimento social da modalidade e mostra o crescimento da EPT por meio da integração de estudantes e profissionais e do compartilhamento de projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes.

Em 2025, a 5ª SNEPT ocorre junto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que tem como foco os temas da inovação, tecnologia, sustentabilidade e modernização industrial. A parceria visa ao intercâmbio de ações entre a educação profissional e tecnológica e o setor industrial brasileiro.

A Semana Nacional é uma realização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Setec.

Fim do conteúdo da página