Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Encontro de Lideranças Estudantis do IFRO reúne representantes de todos os campi em Cacoal

Publicado: Terça, 19 de Agosto de 2025, 13h23 | Última atualização em Terça, 19 de Agosto de 2025, 13h23

E Líderes 8Teve início nesta terça-feira (19/8), no Campus Cacoal, o VIII Encontro de Lideranças Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – E-Líderes. Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o evento segue até amanhã (20/8) e tem como objetivo fortalecer a gestão participativa e democrática, valorizando o protagonismo estudantil na elaboração e avaliação das políticas institucionais.

A abertura contou com a apresentação cultural do Grupo Musical do Campus Cacoal, projeto do Núcleo de Arte e Cultura coordenado pelo Professor Rivaldo Souza, que executou as músicas “Ai amor”, “Teto de vidro” e “Aliança”. E foi feita homenagem póstuma ao ex-presidente do Grêmio no Campus Guajará-Mirim, Márcio Murilo Silva, que faleceu em 2024.

Compuseram a mesa de abertura o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza; o Pró-Reitor de Ensino, Jean Peixoto Campos; o Diretor-Geral do Campus Cacoal, Adilson Miranda de Almeida; e o Presidente do Grêmio Estudantil do Campus Cacoal, Emiliano Tadiotto Cielo. Emiliano representou os demais estudantes, dando as boas-vindas aos participantes, destacando que busca por mais melhoria na instituição. Também desejou a todos um ótimo evento e “que vocês saiam aqui com bastante aprendizado”.

Fazendo a recepção de todos ao campus, o Diretor-Geral Adilson enfatizou a importância do movimento estudantil nas instituições de ensino e da valorização necessária ao movimento, relembrando o histórico de formação do grêmio de Cacoal, que está atualmente na segunda gestão. Fez ainda um apanhado histórico e declarou: “vocês fazem parte desse movimento hoje, que vocês sejam lembrados no futuro também, por aquilo que vocês estão fazendo agora”.

As atividades do encontro incluem momentos de diálogo aberto entre estudantes e gestores, permitindo que os jovens expressem suas opiniões sobre processos administrativos e pedagógicos da instituição. O evento também busca promover uma formação coletiva em torno de temas que envolvem as vivências acadêmicas. “O Encontro de Lideranças Estudantis tem como objetivo o fortalecimento da gestão participativa e democrática na instituição e a valorização do protagonismo estudantil na elaboração e avaliação das políticas institucionais, possibilitando por meio de um diálogo aberto e coletivo o exercício da cidadania por parte dos estudantes”, destacou a organização.

A palestra de abertura foi ministrada pelo Professor do Campus Porto Velho Calama, Reginaldo Martins Souza, com o tema “Liderar para Transformar: O Protagonismo Juvenil nos Institutos Federais”. Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Reginaldo tem trajetória acadêmica e profissional voltada às Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, Topografia, Geomática, Hidrografia e Hidrologia.

A programação segue nesta terça-feira à tarde, às 14 horas, com as plenárias da Associação dos Grêmios Estudantis (AGES) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em seus respectivos espaços. O público-alvo do encontro são estudantes líderes, representantes de turmas, membros de grêmios estudantis, diretórios e centros acadêmicos dos campi de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

Ainda no período vespertino, a programação conta com os Grupos de Trabalho: Passagem de legado e formação de lideranças estudantis: como construir um movimento unido e duradouro?; Infraestrutura escolar e permanência estudantil: quem consegue ficar e por quê?; e O eu-político na escola: formação da consciência crítica e práticas democráticas no momento estudantil.

Na quarta-feira (20/8), a programação do E-Líderes inclui as rodas de conversas: Educação técnica e democratização do conhecimento no Brasil: barreiras e caminhos para a inclusão científica e tecnológica; Desenvolvimento econômico vs justiça ambiental: o futuro sustentável de Rondônia está em risco?; e Da imposição à revogação: o novo ensino médio como reflexo do detrimento da educação.

Para finalizar a reunião, serão realizados debates e organização de demandas e construção da carta do evento. A iniciativa destaca-se como espaço de integração e de formação cidadã, reunindo estudantes de todos os campi do IFRO para discutir desafios, propor soluções e construir coletivamente o futuro da instituição.

  • E-Líderes_1
  • E-Líderes_2
  • E-Líderes_3
  • E-Líderes_4
  • E-Líderes_5
  • E-Líderes_6
  • E-Líderes_7
  • E-Líderes_8
  • E-Líderes_9
Fim do conteúdo da página