Experiências de empreendedorismo são apresentadas em Congresso do IFRO

Publicado: Domingo, 09 de Outubro de 2016, 23h17 | Última atualização em Domingo, 09 de Outubro de 2016, 23h17

Feira de empreendedorismo 3A quarta edição da Feira Empreendedora do IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão – CONPEX, realizada na quarta-feira (05), no Campus Vilhena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), apresentou seis trabalhos de práticas empreendedoras. Desse total, 04 trabalhos foram submetidos pelo Edital de Fomento de Práticas de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o objetivo de estimular os estudantes a desenvolverem a capacidade de idealizar e coordenar negócios.

Segundo o Coordenador da Feira de Empreendedorismo, Jairo Tschurtschenthaler Costa, a feira foi criada para dar oportunidade para aqueles que desenvolvem trabalhos de empreendedorismo e que possam expor os seus resultados. A atividade também oportuniza às comunidades a exposição de seus produtos e a interação da sociedade com o empreendedorismo dos alunos. “É importante a participação da feira no Conpex, pois quase todos os projetos de pesquisa podem se tornar produtos e esses produtos vão precisar de práticas empreendedoras para que se fixem no mercado”, ressaltou o coordenador. E tratando de mercado, dois dos quatro trabalhos já viraram empresas: uma delas é a Share Good Things.

O projeto, que significa “Compartilhe coisas boas”, teve início em sala de aula com a professora de inglês Sheylla Chediak, do Campus Porto Velho Calama, que repassou aos alunos informações sobre comportamento positivo nas redes sociais. Os estudantes do curso Técnico em Edificações decidiram empreender o projeto através de uma loja virtual, comercializando camisas estampadas com mensagens positivas ou frases críticas. Além disso, o projeto tem cunho social, onde metade do lucro obtido comcomércio dos produtos é destinada a projetos socioeducacionais em escolas vulneráveis da Zona Leste de Porto Velho.

Uma das práticas de empreendedorismo que também resultou em empresa foi o trabalho das alunas do curso Técnico em Informática do Campus Guajará-Mirim.  Com a junção do empreendedorismo e da informática as estudantes elaboraram um site para promover o comércio local do município. “A gente viu a necessidade de criar algo para que as empresas pudessem fazer o marketing dos produtos delas, porque isso não era feito”, explicou a aluna Nahele Ribeiro.

O projeto de empreendedorismo digital conquistou parcerias e com apenas três meses de funcionamento o site já alcançou mais de 850 acessos, do Brasil e da Bolívia. “O Guajará Locais é um site para divulgação dos locais da cidade, mas temos expectativas de aumentar o produto por se tratar de uma cidade turística e de livre comércio”, complementou a aluna.

Palestra

Prosseguindo com o foco no empreendedorismo, durante a manhã de quarta-feira (05) ocorreu uma palestra sobre a mentalidade empreendedora, ministrada pelo consultor de empreendedorismo, João Correia de Lima Neto. A ideia do bate-papo foi mostrar para os alunos que é possível criar um negócio bem sucedido mudando a forma de pensar e enxergar.  “A mentalidade é o princípio de tudo. A forma que a gente pensa é a forma como agimos. As pessoas estão muito conectadas ao dinheiro e o que vai levá-las a ter isso são as atitudes e a mentalidade empreendedora que elas têm”, afirmou o palestrante.

Durante a palestra, o consultor compartilhou dicas de leitura e estudos de programa de neurolinguística (PNL), suas experiências de fracasso e sucesso e ensinamentos sobre empreendedorismo.

• Feira_de_empreendedorismo__10
  • Feira_de_empreendedorismo__3