IFRO promove I Seminário Ciência e Tecnologia na Comunidade em Buritis
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou, no último sábado (26), o I Seminário do Programa Ciência e Tecnologia na Comunidade, em Buritis (RO). A ação das Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) e de Extensão (Proex) reuniu agricultores e estudantes do município. Foram mais de 120 participantes, dentre agricultores, estudantes e gestores públicos das diversas esferas.
O evento teve como objetivos a popularização da ciência e a transferência de tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Federal de Rondônia, com vistas a colaborar com o desenvolvimento regional sustentável. Buscou ainda o aperfeiçoamento do diálogo interinstitucional e a aproximação do IFRO com a comunidade. A programação envolveu palestras, painel de transferência de tecnologias e oficinas sobre temas variados.
Para o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, o Seminário marca um passo decisivo na aproximação do IFRO com a comunidade: “o IFRO tem o objetivo de mudar, em alguma medida, a vida das pessoas, e isso perpassa o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão. O I Seminário do Programa Ciência e Tecnologia na Comunidade foi passo relevante para consolidarmos ações transformadoras no município de Buritis, que logo sediará um novo campus do IFRO. Avalio este primeiro Seminário como uma oportunidade singular de aproximação e diálogo entre o IFRO, a sociedade civil e a sociedade política de Buritis, pois nele pudemos ouvir as perspectivas e demandas dessa comunidade, bem como apresentar as ações de excelência que vêm sendo desenvolvidas por nossos servidores, abrindo um canal virtuoso de diálogo e cooperação interinstitucional. Agradeço à Propesp, à Prefeitura Municipal e a todos os servidores do IFRO que se empenharam para a realização deste evento”.
A cerimônia de abertura contou com a participação do Reitor do IFRO, do Prefeito de Buritis, Valtair Fritiz dos Reis; da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa; e de diversas autoridades locais, como o Presidente da Câmara Municipal, Ivan Carlos Dutra; o presidente da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Buritis), Marcos Dutra; o Vereador Gilberto Aparício; e o Secretário Municipal de Administração e colaborador da organização do evento, Jacson Douglas Fogaça. Também estiveram presentes os secretários Municipais Deoclécio Zalet (Fazenda), João Orlando (Meio Ambiente), Sindoval (Obras), Nívia Duarte (Planejamento) e Saionara Verônica (Assistência Social).
Durante a abertura, o Reitor Moisés Sousa destacou a importância do momento: “Hoje a palavra de ordem é gratidão. Desde março do ano passado iniciamos as aproximações com Buritis, e ver a realização deste seminário nos emociona. Agradeço imensamente a acolhida e a responsabilidade de todos vocês, cidadãos e cidadãs deste município, gestores ou não, pelo compromisso com o qual executam a vida diária aqui”. O gestor do IFRO também agradeceu ao Prefeito Valtair pela acolhida e enfatizou que o evento representa o compromisso do Instituto com o futuro Campus Buritis: “o IFRO considera Buritis como seu lar. Este é apenas o começo de uma história que vamos construir juntos”.
O Prefeito Valtair Fritiz dos Reis destacou que o principal objetivo da administração municipal é trabalhar projetos pensando no desenvolvimento de Buritis.
C&T na Comunidade
A atividade I Seminário do Programa Ciência e Tecnologia na Comunidade, vinculada ao projeto de mesmo nome, marcou ação voltada à pesquisa científica promovida pelo IFRO no município. Em fevereiro deste ano a instituição havia levado o evento 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT CNPq/IFRO).
Além de incentivar a cultura científica local, o Seminário fortalece a aproximação entre a instituição e a comunidade, em preparação para a futura instalação de um campus do IFRO em Buritis. Agente de Desenvolvimento Local da Prefeitura de Buritis e pai de dois ex-alunos do IFRO, Cícero André ressalta a importância da presença do Instituto com o Seminário e outras ações: “já estamos tendo várias ações, temos vários cursos, e nesse momento a gente está recebendo aqui o primeiro Seminário de Ciência e Tecnologia voltado para a comunidade. Nesse dia de hoje nós teremos várias palestras, como mudanças climáticas e outras”.
Para a Pró-Reitora de Pesquisa e organizadora do evento, Xênia de Castro, o evento foi de excelente qualidade e a programação conseguiu atrair a atenção de um público variado. “Nós estamos aqui com crianças, com jovens, com adultos, com idosos, com agricultoras e agricultores, e gestores públicos, discutindo ciência e discutindo problemas ambientais e melhoria da produção”, afirmou na abertura da cerimônia.
Segundo a Pró-Reitora, “foi excelente. Sinto-me muito feliz por participar deste momento de nossa história – um momento que entendo como de retomada, tanto do país como de nossa instituição, ao rumo certo: o rumo do fortalecimento da pesquisa e da extensão inovadora, áreas que se retroalimentam a partir da imersão qualificada nos territórios, do diálogo com os atores territoriais e do trabalho colaborativo entre os entes públicos”.
Para o Professor do Campus Calama, Kaio Alexandre da Silva, que coordenou o Painel de Transferência de Tecnologias, “é uma satisfação colaborar com o IFRO na transferência de tecnologias desenvolvidas pelo GOTEC (Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas). Estamos muito gratos pelo convite e permanecemos à disposição para colaborar nas próximas edições”.
O Professor do Campus Jaru, Thiago Macedo Santana, também avaliou de forma positiva o dia de encontro do IFRO com a comunidade. “O evento foi muito bem organizado e ofertou uma programação de qualidade, que acredito irá contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável de Buritis e região. Quero parabenizar a Propesp pela coordenação do evento, e ao nosso Reitor, pela oportunidade que me ofereceu, de colaborar, pois estou no IFRO há apenas seis meses, e ter a oportunidade de participar de um evento como esse contribui para conhecer melhor Rondônia e compreender o potencial de nossos trabalhos no IFRO”, afirmou.
O Programa Ciência e Tecnologia na Comunidade é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Extensão do IFRO, com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia das comunidades do interior, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar, a formação cidadã e o desenvolvimento regional sustentável. O I Seminário tinha como público agricultores e estudantes da região e foi realizado na Paróquia Santa Marta, reunindo lideranças locais, pesquisadores e a comunidade para uma série de palestras e oficinas práticas sobre desenvolvimento sustentável, inovação e popularização da ciência.
A programação iniciou com a palestra “Mudanças Climáticas: Impactos, causas e consequências”, ministrada pelo Professor do Campus Calama, Carlos Bauer. Em seguida, a Advogada Greyce Luana da Rocha Gomes Evangelista abordou o tema "Aposentadoria Rural". A programação da manhã foi encerrada com o Painel Integrado de Transferência de Tecnologias, conduzido pelo Professor Kaio Alexandre.
Durante a tarde, os participantes puderam escolher entre cinco oficinas práticas: Operador de Máquinas Agrícolas (Tratorista), ministrada por Daniel Alves de Lima; Reflorestamento e Recuperação de Pastagens, conduzida por Elaine Lima da Fonseca e Raphael dos Santos Gomes; Ração Artesanal para Piscicultura Familiar, com os ministrantes Thiago Mielke e Thiago Santana; Recuperação de Nascentes, apresentada por Rafael Carlos Bispo e Jeferson Lima; e Colheita e Pós-Colheita do Café Robusta, ministrada por Marciano Kaulz e Fernando Cardoso.
Para a participante Lúcia Helena, o conhecimento adquirido na oficina Ração Artesanal para Piscicultura Familiar “foi muito bom, aprendi e quero levar isso para frente”.
Redes Sociais