Força-Tarefa Cidadã: IFRO apoia iniciativa do TCU para fiscalização de obras de escolas e creches
O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) está apoiando a Força-Tarefa Cidadã, uma iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU), que busca selecionar voluntários em todo o Brasil para colaborar na fiscalização de obras de escolas e creches que integram o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação. A ação também conta com a parceria do Observatório Social do Brasil (OSB) e também é coordenada pelo e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O edital para se inscrever como voluntário foi lançado em fevereiro, e as inscrições podem ser feitas através de formulário eletrônico. (Clique aqui para acessar)
O apoio do IFRO à Força-Tarefa Cidadã reforça o compromisso da instituição com a educação pública e de qualidade. Ao divulgar essa iniciativa do TCU, fortalecemos a participação cidadã e contribuimos para que as mais de 3,7 mil obras paralisadas e inacabadas cadastradas no Pacto possam ser retomadas e concluídas com segurança e dentro dos prazos. A retomada dessas obras tem potencial para garantir mais de 700 mil vagas para estudantes da educação básica e profissionalizante em todo o país.
Quem pode se inscrever?
Qualquer pessoa alfabetizada pode se inscrever, desde que disponha de um aparelho (computador, tablet ou celular) com acesso à internet e possa disponibilizar algumas horas semanais para execução das atividades programadas, além de comprometer-se com os princípios de transparência e ética.
Como será a seleção e a atividade como voluntário?
Conforme estabelecido pela Lei nº 9.608/1998, o trabalho voluntário é uma atividade não remunerada, sem vínculo empregatício ou obrigações trabalhistas e previdenciárias.
Após a inscrição, os candidatos passarão por uma entrevista, onde indicarão suas áreas de interesse e horários disponíveis para colaborar. Após a seleção, todos os voluntários passarão por um treinamento on-line oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), capacitando-os para realizar visitas às obras, identificar possíveis irregularidades e registrar as informações no aplicativo #UniãoCidadã, desenvolvido pelo TCU. Além do treinamento, os participantes terão acesso a materiais de apoio e receberão certificados de participação — que podem ser contabilizados como horas extracurriculares para estudantes.
Mais informações podem ser encontradas no site do Observatório Social do Brasil ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para saber mais sobre o projeto, o Ministro-Presidente do TCU, Vital do Rêgo Filho, explica a importância da Força-Tarefa Cidadã neste vídeo: Assista aqui.
Texto elaborado com informações do TCU: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-e-observatorio-social-do-brasil-abrem-edital-para-cadastro-de-interessados-em-acompanhar-obras-de-escolas
Redes Sociais