Convênio entre IFRO e Governo Estadual ampliará cursos e número de vagas

Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2015, 12h43 | Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2015, 12h43

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) assinou, ontem (22), o convênio com o Governo do Estado, via Secretaria de Educação (Seduc), para possibilitar a mediação tecnológica aos alunos da rede estadual e ofertar cursos técnicos, via EaD. Pela parceria, serão criados 176 polos de EaD em escolas estaduais, que vão possibilitar a oferta, pelo IFRO, de até 22 mil vagas em cursos de nível médio e superior para a população do Estado. A iniciativa também pretende levar a educação profissionalizante mediada por tecnologia a regiões de difícil acesso, como zonas rurais, áreas carentes e áreas indígenas. Com essa ação, o IFRO dá um importante passo para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) do Governo Federal.

O objetivo é estabelecer um regime de cooperação e ampliar a oferta de cursos técnicos “democratizar o acesso à educação de nível médio em localidades com escassez de professores da área propedêutica”, ressaltou Miguel Zamberlan, diretor do Campus Porto Velho Zona Norte.

O convênio tem prazo de 3 anos, podendo ser prorrogado. O diretor explicou que as aulas serão transmitidas ao vivo para os alunos “vai ter um professor presencial e o IFRO vai orientar os professores da Seduc na gravação das aulas”, concluiu.

O acordo firmado prevê a liberação de recursos que serão utilizados na operacionalização para desenvolvimento do Programa Mediação Tecnológica, para oferta do ensino médio regular concomitante ao ensino profissional.

Com a parceria, o IFRO ampliará ações de ofertas de vagas com qualidade “cada sala terá estrutura adequada para oferta de educação qualidade via EaD, e poderá ter até 50 alunos, possibilitando ao IFRO levar educação às pessoas em localidades onde os serviços de educação são limitados”, ressaltou Uberlando Tiburtino Leite, Reitor do IFRO.

Este é o principal projeto do IFRO em termos de inclusão, destacando o Instituto dos demais IFs, por ser pioneiro em promover a educação em conjunto com o Estado “é extremamente significativo, porque reforça a contribuição do IFRO para a educação no Estado de Rondônia, oferecendo ensino de qualidade onde o governo não teria toda a estrutura para atender”.

Além disso, este convênio atende às metas do PNE, que visam triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio e elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33%, da população de 18 a 24 anos.