IFRO realiza mobilização em defesa da educação pública

Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2016, 20h52 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 21h01

mobilizaçãoServidores e alunos de todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) se mobilizarão nesta quinta-feira, dia 29, em defesa da educação pública. O dia será marcado por ações em todas as unidades da Rede Federal de Educação Profissional, de todo o país. Na capital, às 10 horas, será feita a leitura da Carta de Vitória, elaborada durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC), ocorrida em Vitória (ES).

O IFRO adere a mobilização nacional com ações em todos os 9 campi do Estado e reitoria. Em Porto Velho a mobilização será feita a partir das 8 horas, no Campus Porto Velho Calama, e terá atividades durante todo o dia. No Campus Vilhena está marcada uma reunião às 7h30 e prevista uma passeata da Praça Nossa Senhora Aparecida até a Praça Nossa Senhora Auxiliadora, às 9 horas. Em Ariquemes a mobilização será feita no período da tarde com passeata pela cidade a partir das 15h saindo da prefeitura. Em Jaru servidores farão uma reunião a partir das 19 horas com a turma de Educação a Distância (EaD) do Curso Técnico em Finanças, para explicar as consequências da PEC 241. O Campus Colorado do Oeste fará no período da manhã uma mobilização no Centro de Convenções do campus a partir das 7h10, e uma passeata também saindo da prefeitura às 14h. Os campi Porto Velho Zona Norte, Guajará-Mirim, Cacoal e Ji-Paraná farão discussões e debates com a comunidade.

Carta de Vitória

Dentre os assuntos que compõe o documento estão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 que impõe um teto ao crescimento dos gastos públicos, que impacta diretamente nos recursos destinados à educação pública; a Medida Provisória 746, que reestrutura o Ensino Médio no Brasil; o Projeto de Lei 257, que retira direitos dos trabalhadores; o quadro orçamentário e financeiro de 2016 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017.

Para ler a carta na íntegra, clique aqui.