Projeto PartiuIF possui vagas remanescentes destinadas a servidores e alunos do IFRO nas funções administrativas, de monitores e de docência
Aberto internamente o Processo Seletivo Simplificado de Vagas Remanescentes destinado ao preenchimento de vagas para as funções de Coordenador Pedagógico, Psicólogo ou Pedagogo ou Assistente Social, Professores e Monitores (vagas remanescentes) para atuarem no projeto PartiuIF, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
Realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado regionalmente pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o PartiuIF é o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em Rondônia, as oportunidades de bolsas são para servidores e alunos da própria instituição, nas vagas de coordenação pedagógica; docentes de matemática, língua portuguesa e ciências; psicologia ou serviço social ou pedagogia; e monitoria.
O PartiuIF tem o objetivo de oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas, buscando recompor as habilidades e as competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acesso ao ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A primeira formação a ser realizada será um curso preparatório para estudantes do 9º ano do ensino fundamental público autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou com deficiência que desejam ingressar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelas instituições da Rede Federal. Os jovens terão aulas e atividades com conteúdos alinhados ao processo seletivo das instituições.
Vagas para servidores e estudantes do IFRO
Poderão se inscrever nesta primeira seleção, que possui vagas de Coordenador Pedagógico, Psicólogo (preferencialmente), Pedagogo ou Assistente Social, bem como para Professores, os servidores do IFRO. Já para as vagas de Monitor, o público que pode se candidatar são os estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do IFRO, conforme especificado no Anexo I do edital.
A atuação no projeto será de forma presencial. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 4 de março de 2025, exclusivamente por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, disponível neste link: https://forms.gle/Km7fdMW1uNZobWqF7
Todas as informações do Projeto PartiuIF estão contidas no Edital nº 036/2025 FAEPI, que traz valores de bolsas, atribuições dos cargos e demais informações. O edital é da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI), e pode ser acessado neste link: https://drive.google.com/file/d/19DlFi2hd6jW4WRbAFzfIfm_gcZRCdhKY/view
PartiuIF
O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PartiuIF) tem a finalidade de oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do nono ano do ensino fundamental matriculados em escolas públicas. E recompor as habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acessar e permanecer no ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A realização do programa possibilitará ao IFRO o esforço na garantia do direito à aprendizagem dos estudantes do último ano do ensino fundamental como elemento estruturante para a construção de trajetórias escolares bem-sucedidas e redução de desigualdades educacionais. Bem como a equalização de oportunidades educacionais, considerados os aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero, a superação de toda forma de preconceito e discriminação; a valorização e o compromisso com a diversidade étnico-racial e regional; o respeito à liberdade e a promoção da tolerância e da educação inclusiva; a consolidação dos direitos humanos e educacionais dos grupos vulneráveis; e a priorização de atendimento aos grupos sociais em maior situação de vulnerabilidade, que são diretrizes do programa.
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