Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO abre consulta pública sobre Política Linguística da instituição

Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2025, 12h28 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2025, 12h28

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) colocou a minuta da Política Linguística para apreciação e colaboração coletiva em consulta pública.

O prazo para contribuições fica aberto até 04 de março de 2025. Segundo a proposição inicial, leva-se em consideração o perfil multicultural do IFRO e as crescentes demandas por internacionalização no ensino. Torna-se urgente a criação de uma política linguística que se alie às políticas públicas e às necessidades da instituição, tendo em vista que Rondônia é um estado caracterizado pela diversidade cultural e pelas fronteiras com países hispano-falantes.

A valorização do conhecimento linguístico e da competência plurilíngue assume uma relevância estratégica. A proposta é se criar uma política linguística inclusiva, para garantir o acesso ao ensino de línguas no contexto das línguas vernáculas, de sinais, dialetos locais ou de línguas estrangeiras, que ofereça oportunidades de formação contínua para estudantes e servidores. Bem como, proporcione uma formação que contemple não só o contexto nacional, mas também as especificidades regionais, com vistas a incentivar a interação e o entendimento de diferentes culturas.

A política pretende, igualmente, padronizar e fortalecer a oferta de cursos de idiomas dentro das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no IFRO, a fim de assegurar que as particularidades de cada campus sejam consideradas.

Dentro da consulta pública se faz o chamado: “A minuta da Política Linguística do IFRO está disponível para consulta pública, e sua contribuição é essencial! Este documento irá nortear o ensino, a valorização e a promoção das línguas em nossa instituição. Sua participação faz a diferença! Leia a minuta, envie suas sugestões pelo formulário e ajude a construir uma política que represente a todos. Vamos construir juntos uma Política Linguística forte e representativa!”.

Fim do conteúdo da página