Comunidade é convidada a contribuir na consulta pública do ROA
Até o dia 20 de fevereiro, a comunidade interna e externa está sendo convidada a contribuir no Regulamento de Organização Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (ROA/IFRO).
O período de participação foi prorrogado para que a comunidade acadêmica possa sugerir, alterar, excluir ou incluir itens no texto da minuta do novo regulamento. As contribuições garantem que as mudanças reflitam as reais necessidades do IFRO e de seus estudantes.
Entre os principais aspectos envolvidos na reformulação do ROA estão, do ponto de vista dos servidores do IFRO, a Missão, Visão e Valores; Ensino, Pesquisa e Extensão; Princípios Pedagógicos e Currículo; Planejamento e Organização Acadêmica; Avaliação da Aprendizagem e Sistema de Notas; Desenvolvimento do Ensino e Acompanhamento ao Estudante; Prática Profissional e Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
Do ponto de vista dos alunos/acadêmicos do IFRO: Estrutura e Organização Curricular; Regime Acadêmico e Jornadas de Aulas; Ingresso e Reingresso (Processo Seletivo, Transferência); Trancamento de Matrícula e Cancelamento; Aproveitamento e Equivalência de Estudos; Atendimento a Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas; Certificação de Conhecimentos e Colação de Grau.
As contribuições podem ser feitas por meio do seguinte link: Consulta Pública para Revisão do ROA. A expectativa é que com a participação de todos o novo ROA atenda melhor às expectativas e necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade.
Impacto para a comunidade
O Regulamento de Organização Acadêmica (ROA) é o documento que regulamenta os processos formativos dos cursos técnicos de nível médio e dos cursos de graduação do Instituto Federal de Rondônia, na modalidade presencial e a distância (EaD).
O atual ROA está em vigor desde dezembro de 2016, sendo regido pela Resolução nº 88/2016/CONSUP/IFRO (referente aos cursos técnicos de nível médio) e pela Resolução nº 87/2016/CONSUP/IFRO (referente aos cursos de graduação). E ao longo desses nove anos diversas mudanças legislativas, metodológicas e curriculares impactaram a educação, tornando necessária uma revisão, para adequar o ROA às novas diretrizes e às necessidades da comunidade acadêmica.
A reformulação do ROA trará benefícios diretos para a comunidade acadêmica e a sociedade, como a atualização dos processos acadêmicos de acordo com as novas legislações e metodologias; melhoria na organização e funcionamento dos cursos, tornando-os mais adequados às necessidades dos alunos; maior transparência e participação social na definição das diretrizes acadêmicas do IFRO; e fortalecimento da educação técnica e superior, preparando melhor os estudantes para o mercado de trabalho e para a vida acadêmica.
Para participar da construção do documento institucional, deve-se acessar a minuta, efetuar a leitura e, havendo contribuições, acessar o link da plataforma Limesurvey e preencher os campos de participação/contribuição.
Redes Sociais