Sistema de Classificação WebDewey é contratado para modernizar Bibliotecas do IFRO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou a contratação do sistema de classificação WebDewey, por meio do Contrato 003/2024, com valor total de R$ 15.823,99. O contrato prevê acesso simultâneo à plataforma para os 17 bibliotecários. A iniciativa visa modernizar e otimizar a gestão bibliográfica nas bibliotecas dos campi, promovendo maior eficiência e padronização no tratamento técnico dos acervos físicos.
Nos últimos anos, o acervo das Bibliotecas do IFRO vem crescendo consideravelmente. De acordo com relatório gerado no sistema Gnuteca, que é utilizado para controle de livros físicos, o acervo aproximado é de 98.100 exemplares, distribuído entre as nove bibliotecas pertencentes aos campi do IFRO: Guajará-Mirim, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Colorado do Oeste e Vilhena.
Para classificar e organizar seu acervo físico, as bibliotecas do IFRO adotaram a Classificação Decimal de Dewey (CDD), um sistema decimal de classificação documentária amplamente utilizado em todo o mundo, por ser a mais indicada para as necessidades da sua comunidade acadêmica. Dividido em dez grandes áreas e subáreas do conhecimento humano, a CDD permite o agrupamento dos livros pela temática através de um código numérico. Essa codificação facilita a organização e a localização física dos livros por meio de sua ordenação nas lombadas dos livros.
A Coordenadora de Bibliotecas do Campus Ji-Paraná, Cleuza Diogo Antunes, afirma que o Código de Classificação de Assuntos é uma ferramenta imprescindível para a organização e a recuperação da informação em bibliotecas. Acervos com classificação uniforme voltada para as necessidades dos seus usuários facilitam a busca e a recuperação de materiais relevantes, economizando o tempo dos usuários em suas pesquisas. O uso dessa plataforma digital, WebDewey, permitirá uniformidade na classificação dos acervos comuns a todos os campi, redução na duplicidade de cadastros e otimização das tarefas dos bibliotecários, resultando na entrega de um serviço de informação de qualidade para a comunidade acadêmica da Instituição”.
A Assessora de Bibliotecas, Roseni Santos Rodrigues, afirma que o sistema Gnuteca permite a automação das bibliotecas de forma unificada, permitindo consultas pela internet e gerenciando todo o acervo físico das unidades com eficiência. No entanto, não dispõe de um sistema de classificação vinculado, sendo necessário que o profissional Bibliotecário insira o número de classificação manualmente. Atualmente, nenhuma de nossas bibliotecas possui uma versão atualizada dessa ferramenta, seja impressa ou on-line. “Os profissionais utilizavam tabelas encontradas na internet, traduzidas da CDD, que são resumidas e muitas vezes mal interpretadas. Essa prática resultava em uma classificação deficitária nas bibliotecas do IFRO, visto que nem todas as áreas e subáreas do conhecimento estavam contempladas adequadamente nas tabelas”, explicou.
Conforme as servidoras, com a contratação do sistema WebDewey, o IFRO dá um importante passo em direção à modernização e à eficiência na gestão de seu acervo bibliográfico, beneficiando tanto os profissionais da área quanto os usuários das bibliotecas. Possuir uma ferramenta atualizada e padronizada para o tratamento técnico de seus acervos proporcionará a padronização e a agilidade no processo de classificação dos livros, reduzindo os conflitos existentes e aprimorando as atividades biblioteconômicas em todas as unidades do IFRO, além da adoção dos padrões internacionais para serviços de armazenagem e de recuperação da informação.
Redes Sociais