Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmicos de Medicina Veterinária do IFRO participam do IV AmazonVet

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2024, 14h55 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2024, 14h57

Alunos dos Campi Colorado do Oeste e Jaru do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) participaram do IV Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal (AmazonVet). O evento aconteceu de 5 a 7 de agosto, em Porto Velho (RO), e reuniu estudantes, professores e profissionais que atuam no campo prático. Esse ano o encontro teve como tema “Sustentabilidade na produção e conservação animal”. As atividades se concentraram no Teatro Palácio das Artes, Teatro Guaporé e auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia.  Campi Colorado do Oeste e Jaru participam da AmazonVet 1

Na abertura do evento, realizada na manhã de segunda-feira (5 de agosto), o Reitor do IFRO foi representado pelo Professor Olakson Pedrosa. “O IFRO parabeniza o Conselho Regional de Medicina Veterinária pela realização do evento. Pois acreditamos que a única maneira de transformar e possibilitar crescimento e desenvolvimento de uma sociedade é através da Educação. Os cursos de medicina veterinária do IFRO têm sido um diferencial de nossa instituição, oportunizando aos jovens do Estado uma formação que vai ao encontro dos arranjos produtivos locais. Nossa gestão não tem medido esforços no sentido de possibilitar a participação de nossos alunos em eventos de capacitação, pois para o IFRO nossos alunos são a razão maior de nosso sucesso na oferta de educação pública de qualidade”, discursou.

Para Ruth Witter Franco, Coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru, é benéfica a participação dos alunos em eventos como o AmazonVet. “Para nós, participar de um evento de nível nacional como este é de suma importância, tanto para a formação acadêmica dos alunos, quanto para os profissionais, pois eles entram em contato com a atualização das novas práticas da Medicina Veterinária. Além disso, tem a parte da interação com outros alunos e a network que a gente consegue realizar no evento”, elencou a docente. Campi Colorado do Oeste e Jaru participam da AmazonVet 4

O curso de Medicina Veterinária de Colorado do Oeste é relativamente novo, iniciado em 2021, já conta com 4 turmas.  A professora e coordenadora da graduação, Ana Cláudia da Costa Guiraud, destaca o quanto a ciência avançou no campus. “É um curso muito jovem, está engatinhando ainda, mas os estudantes já estão no nível de academia na produção científica. Hoje nós temos em andamento o Centro de Diagnóstico Veterinário, que roda todas essas amostras, e contribuiu muito para todos os trabalhos que trouxemos para o evento. Também temos projetos de pesquisa e extensão na área da parasitologia e na área da bovinocultura”, informou a professora.

Apresentação de resultados de pesquisas e estudos

Mais de 200 alunos do IFRO participaram do evento, sendo 116 do Campus Jaru e 100 de Colorado do Oeste. Os estudantes apresentaram banners com resultados de pesquisas científicas nas três áreas do evento: pequenos animais, grandes animais e animais selvagens.

 Lucas Martins Roveda, acadêmico do oitavo período de Medicina Veterinária do Campus Jaru, apresentou relatos de trabalhos desenvolvidos na unidade de ensino, dentre eles “Avaliação de habilidade materna mensurado em diferentes categorias de matrizes nelore PO”. O jovem ressaltou a importância do evento para sua formação acadêmica, especialmente nesta fase final do curso. "Estar aqui é um imenso prazer, pois não apenas ampliamos nosso conhecimento, mas também fortalecemos nossa rede de contatos, conhecendo profissionais atuantes e outros que admiramos na área específica de nosso interesse", externou. Ele também compartilhou um conselho para quem deseja ingressar na Medicina Veterinária: "Não é um curso fácil, por ser integral, mas é muito interessante. Se você realmente gosta da área, com certeza vai se desenvolver bem".

Campi Colorado do Oeste e Jaru participam da AmazonVet 6Antônio Cauan de Moura Lopes, que é acadêmico do curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru, também participou do AmazonVet. O jovem, que está no 5º período da graduação, pôde assistir palestras, além de apresentar resumos de trabalhos desenvolvidos, como o intitulado “Influência do tipo de castração sobre o desempenho e características de carcaça de bovinos cruzados Angus x Nelore confinados – estudo experimental”. Cauan destacou o forte incentivo à pesquisa no IFRO, que tem lançado diversos editais, ampliando as oportunidades para os estudantes. "O incentivo à pesquisa vem sendo muito forte, e isso me deixa muito feliz. O maior desafio é conciliar o tempo entre as demandas da graduação e da pesquisa, mas a gratificação é enorme", relatou. Cauan já participa de projetos desde o ensino médio que estudou no Campus Ariquemes (técnico integrado em Agropecuária), atualmente, trabalha em uma linha de pesquisa que, apesar de não ser institucionalizada, surgiu graças ao networking desenvolvido no ambiente acadêmico.

Também no 5º período de Medicina Veterinária só que no Campus Colorado do Oeste, Ádylla Cristina Fernandes Muniz, apresentou o resumo do trabalho intitulado “Parasitismo por Dioctophyma renale em cadela da raça Basset Hound no município de Colorado do Oeste”. “Viemos buscar e aproveitar o máximo de conhecimento possível e junto com isso a gente aproveitou o espaço para apresentar os nossos trabalhos que realizamos dentro da nossa instituição”, comentou a jovem que sempre quis estudar veterinária. “Sempre tive contato com os animais. Sempre fui apaixonada por equinos e é uma área que eu quero seguir estudando. E eu escolhi a veterinária por causa disso, por causa dessa paixão mesmo”, relatou mandando um “Procure as melhores instituições, como o IFRO, por exemplo, onde a gente tem muitas possibilidades de crescimento”.Campi Colorado do Oeste e Jaru participam da AmazonVet 5

Fabrício Andrade Gomes, do 6º período de Medicina Veterinária do Campus Colorado do Oeste também participou do AmazonVet em Porto Velho (RO). No evento, além de assistir várias palestras, o acadêmico apresentou o resumo do trabalho “Aspectos clínicos e patológicos de acidente botrópico fatal em ovino adulto no município de Colorado do Oeste RO: relato de caso”. O estudante conta que já participou de outros eventos da área em Vilhena (RO) e João Pessoa (PB). “A gente levou relatos também do centro diagnóstico, do campus, e a importância de a gente levar esse tipo de relato é mostrar para a população, de modo geral, tanto em nível acadêmico quanto em nível público, a ocorrência das doenças, e a importância que elas têm dentro da epidemiologia”, comentou, destacando as várias oportunidades que já teve ao ingressar na graduação disponibilizada pelo IFRO. “Eu nunca tinha estudado no IFRO. É muita oportunidade que a gente tem para trabalhar com projetos, principalmente projetos de pesquisa que a gente está desenvolvendo agora, juntamente com o professor Flávio e a professora Ana, do Campus Colorado. E está sendo uma das melhores experiências da minha vida”.

Calouros

Além dos veteranos, os campi também levaram para o evento, acadêmicos do 1º período de Medicina Veterinária, como é o caso do Gabriel Tomazoni de Freitas, do Campus Jaru. Em seu primeiro evento da área, o jovem considerou interessante a experiência. “Eu ainda não pude apresentar um projeto, mas quem sabe no ano que vem eu já não consigo vir com o projeto para poder apresentar”, relatou o estudante, que era de Porto Velho e foi para Jaru para estudar.

Campi Colorado do Oeste e Jaru participam da AmazonVet 7Gabriel Bromerschenkel Cordeiro, também do Campus Jaru, disse estar satisfeito em ter participado do seu primeiro evento na área de Medicina Veterinária. “É muita novidade, eu acho a proposta do evento muito bacana, mas tiveram algumas palestras, alguns conceitos que entendi, por ser do primeiro período. É ótimo porque integra a gente, conhecemos outros futuros veterinários e veterinários já formados”, disse, informando ser egresso do curso técnico em Alimentos do Campus Jaru.  “Como já era do IF, já era de casa, para mim não mudou muito. Para mim só mudou o estilo da matéria, alguns estilos de professores, mas a maioria já é professor que também dá aula para o ensino superior, então eu não senti muito essa diferença, acho que foi mais a questão das matérias que são diferentes”, revelou ao ser questionado se sentiu muita diferença ao ingressar no ensino superior.

Palestrantes

Além da apresentação de banners dos acadêmicos do IFRO, professores também integraram a programação do evento, através de palestras. Foi o caso do professor Flávio Henrique Bravin Caldeira, do Campus Colorado do Oeste. No evento, ele abordou o tema “Necropsia x pecuária: como a evolução da pecuária tem exigido o uso desta ferramenta?”. Sobre o evento, ele explicou que o IFRO ajudou na organização do Congresso de Grandes Animais. “Eu fiz o mestrado e o doutorado na área de sanidade animal, na área de patologia, que é o estudo das doenças, então eu faço investigação e diagnóstico de doenças. Na mostra científica do evento tivemos mais de dez trabalhos produzidos em Colorado do Oeste e esses trabalhos todos são frutos de projetos de pesquisa que vieram de recursos de editais da Propesp do ano passado, então concluímos no AmazonVet o ciclo de pesquisa 2023-2024, com chave de ouro apresentando esses trabalhos para a comunidade. Que é o percurso natural das pesquisas científicas, ou seja, levar para o público o conhecimento desenvolvido dentro do campus para a comunidade. Para nossos alunos foi um momento especial, porque tivemos palestrantes de vários lugares do Brasil, com experiências distintas, e eles estão fazendo network com esses palestrantes, então certamente vai impulsionar muito nosso aluno para o mercado de trabalho no futuro e estimulá-los a buscar pós-graduações e uma formação cada vez melhor para desenvolver a medicina veterinária do estado”, reforçou.Campi Colorado do Oeste e Jaru participam da AmazonVet 8

Jomel Francisco dos Santos, professor de Medicina Veterinária nos Campi Ariquemes e Jaru, foi outro docente do IFRO a palestrar no AmazonVet. No último dia de evento (7 de agosto), ele abordou a temática “Abordagem clínica das principais doenças digestivas dos bovinos a campo”. “A palestra teve o intuito de trazer para os profissionais e estudantes uma abordagem de como você pode atender um animal a campo, que estiver com uma doença digestiva e principalmente as emergências. Emergências são aquelas doenças que têm risco de morte. A importância de compartilhar conhecimento é isso, a gente fazer com que mais profissionais e estudantes aprendam ou se atualizem de temas que vão ser essenciais na sua carreira para salvar vidas, como é o nosso caso na medicina veterinária”, resumiu. Jomel aproveitou para dizer aos alunos que eles “[...] devem aproveitar ao máximo essas oportunidades, como um evento dessa magnitude aqui no nosso estado, na nossa casa, com profissionais do Brasil inteiro, renomados em suas áreas, tem que aproveitar, estudar bastante, prestar atenção, fazer network, aproveitar esse momento também de contato com outros profissionais que podem abrir portas de estágios, de futuros empregos ou de pós-graduações. Enfim, o aprendizado é mútuo na parte profissional e pessoal também. Quem vai para um evento, um congresso, está estudando, está querendo mudar de vida e com certeza os estudos promovem a transformação de vida”.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.