IFRO envia representante para o 18º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2024, 07h04 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2024, 13h13

EJA Pará 4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve representado no 18º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (Eneja), realizado em Belém (PA), na Universidade da Amazônia (Unama), entre os dias 1º e 4 de agosto. Estiveram reunidos estudantes, professores, gestores, pesquisadores, representantes de institutos de ensino superior, universidades, secretarias de educação estaduais e municipais, conselhos de educação, Ministério Público, organizações de movimentos sociais e sindicais, além do Sistema “S”, em prol da luta pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). O IFRO foi representado pela servidora da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN/DDE), Lindelaine Gomes dos Santos.

Coordenadora de Ensino Técnico, Lindelaine destacou a importância da participação no evento para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos no IFRO. “Participar deste evento foi uma oportunidade valiosa para ampliar nossos conhecimentos sobre a EJA. A troca de experiências e o aprofundamento nas temáticas discutidas serão extremamente úteis, especialmente diante da necessidade de expandir as vagas de EJA na instituição. Pretendo compartilhar e debater as informações obtidas com os membros do Grupo de Trabalho da EJA do IFRO, para que possamos encaminhar ações concretas e fomentar a oferta desse ensino em nossa instituição”, afirmou.

O Encontro organizado pelos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos foi uma oportunidade significativa para discutir e propor melhorias na política de EJA, especialmente em relação à formação docente, integração curricular e fortalecimento do movimento dos Fóruns de EJA em todo o Brasil. A participação ativa de estudantes e a articulação com o Ministério da Educação reforçam a importância de envolver os principais sujeitos da educação na construção das políticas públicas que impactam suas vidas.

Ministério da Educação

O evento contou com a participação da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Zara Figueiredo, na mesa de debates “De uma política de governo, o pacto, a uma política de estado, o Plano Nacional de Educação (PNE)”. Ela ressaltou que “os institutos federais têm sido parceiros enormes. Nos próximos dias, o Ministro Camilo Santana vai lançar uma política voltada para essas populações, que terão uma parceria enorme dos Institutos Federais”. A matéria completa pode ser vista no site do MEC.

• EJA-Pará_1
  • EJA-Pará_2