Ações do Projeto Cidades Inteligentes integram participação do IFRO na Expoari

Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2024, 11h30 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2024, 11h36

particiexpoari 7Desenvolvendo soluções que acompanham a evolução tecnológica e a transformação social, o Projeto Cidades Inteligentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Procint/IFRO) marcou presença na edição deste ano da Exposição Agropecuária de Ariquemes (Expoari). O objetivo foi aproveitar a grande concentração de público para apresentar as ações desenvolvidas pelo Cidades Inteligentes, em especial, na cidade de Ariquemes, pioneira em Rondônia com o Procint.

O evento se encerrou no domingo (4), com o IFRO tendo participado de diversas formas da Feira. Coordenador do Cidades Inteligentes, Vagner Schoaba explica a importância de levar o projeto para um evento tradicional da cidade. “As ações no município de Ariquemes estão avançadas. Estamos expandindo o projeto para outras cidades. E aqui podemos prestar todos os esclarecimentos necessários à população”, atentou Schoaba. Na Expoari, um dos destaques do IFRO junto aos visitantes foi a apresentação de uma sala interativa, com laboratório de aprendizagem que pode ser utilizada para auxiliar no ensino. A interatividade e o colorido das telas chamaram a atenção da criançada, que pode desfrutar à vontade da tecnologia que o Projeto Cidades Inteligentes propõe para as escolas municipais de Ariquemes e, também, de outros municípios, de acordo com o interesse de cada cidade.

Além de contar com videomonitoramento por meio do Eixo Segurança, apresentando um algoritmo computacional inteligente (usando Inteligência Artificial) que faz a detecção e o reconhecimento de imagens (pessoas) e realiza a contagem de pessoas que estão visitando o estande do Procint, há log de data/hora da visita, que possibilita a geração de um histograma para análise das visitas. Vagner Schoaba, afirma que a sala interativa facilitará para as escolas municipais o trabalho educacional com as crianças, seja na área da Matemática, da Língua Portuguesa ou mesmo para treinar a coordenação motora das crianças.

O Coordenador destaca ainda que o Procint busca auxiliar na melhoria da qualidade dos serviços para população de Ariquemes. “O Projeto tem auxiliado a população com a atuação dos cinco eixos do projeto, com oferta de cursos, participação em eventos ampliando o conceito de cidades inteligentes e compartilhando experiências, produção de conhecimento com a publicação de artigos científicos, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de sistemas, no eixo Saúde, por exemplo, estamos informatizando serviços de saúde. Iniciamos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ariquemes e expandimos para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou.

O coordenador acrescenta que em relação à implantação do sistema Pronto Saúde. “Se o paciente visitar uma UBS e depois procurar atendimento numa UPA, o médico de plantão terá acesso ao prontuário completo do paciente, todo histórico dele, tudo conforme rege a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, exemplificou Schoaba. Já foram entregues ao município de Ariquemes serviços de digitalização de processos, de redução de filas e de diminuição de impressões no serviço público. No eixo Segurança, a cidade terá câmeras instaladas formando um cerco eletrônico para ajudar no monitoramento. E no eixo Governança será trabalhada a questão de processos junto à Prefeitura, sistematizando os processos e os interligando. “O Projeto Cidades Inteligentes tem mostrado várias frentes de trabalho em prol de melhorias por meio de soluções tecnológicas sustentáveis viáveis que já estão fazendo a diferença em Ariquemes”, finaliza o professor.

Cidades Inteligentes

Iniciado em dezembro de 2021, o Projeto Cidades Inteligentes é desenvolvido em cinco eixos de atuação: Educação, Saúde, Empreendedorismo e inovação, Segurança e Governança. Entre os avanços do Procint, Schoaba citou a recente inauguração do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI), uma parceria entre o IFRO, o Projeto Cidades Inteligentes, o município de Ariquemes e o Senador Confúcio Moura. O CEI foi criado com a proposta de ser um facilitador de diversas ações no dia a dia da população, foi um espaço projetado para estimulação e formação de empreendedores através da inovação tecnológica, objetivando o desenvolvimento tecnológico e inovador, por meio de laboratórios e outros ambientes para a construção de ideias, em que profissionais, empresas, produtores e pessoas, em geral, possam discutir e desenvolver programas, projetos, planos e ações com foco em sistemas inteligentes de atuação.

• particiexpoari_1
  • particiexpoari_3