Professor do IFRO participa de Programa de Formação de professores do ensino secundário/técnico vocacional em Timor-Leste
O Professor de Informática Clayton Ferraz de Andrade, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, viajou na última semana para Timor-Leste, país no Sudeste Asiático. O docente integra uma comitiva com mais 11 docentes da Rede Federal no Programa de Formação de Professores do Ensino secundário/técnico vocacional, que visa a assistência às instituições de ensino, levando as melhores práticas de ensino e outras habilidades.
A experiência faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) junto ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Governo do Timor Leste.
Foram selecionados 12 docentes de diferentes Institutos Federais de diversas áreas, como Contabilidade, Comércio, Secretariado, Gestão de Equipamentos Informáticos, Produção Agrária e Construção Civil. Esses profissionais vão ministrar aulas de acordo com as demandas apresentadas pelo parceiro, capacitando os docentes do Timor-Leste, país que pretende implantar o ensino técnico, seguindo o modelo dos Institutos Federais brasileiros.
Clayton ficará 5 meses no Timor-Leste. “Eu estou empolgado com tudo isso, porque é uma oportunidade de conhecer outra cultura e de levar aquilo que a gente já tem trabalhado aqui no Brasil nos institutos. Esperamos fazer parcerias, em que o IFRO pode cooperar de diversas formas e eles também com a gente”, afirma o docente.
Para Diana Ketlem Paula do Nascimento, Assessora de Relações Internacionais do IFRO, a experiência é uma oportunidade incrível de crescimento profissional. “Tenho certeza que o IFRO está em boas mãos com o Professor Clayton nos representando no Timor-Leste. Estamos no aguardo e torcendo para que o professor tenha uma excelente experiência”, ressalta.
Redes Sociais