IFRO realiza lançamento do Projeto Cidadania Plena em Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2024, 15h37 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2024, 15h38

IFRO Projeto Cidadania Plena Lançamento 55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná realizou, no dia 14 de junho, o lançamento do Projeto Cidadania Plena. O projeto conta com emenda parlamentar da Deputada Federal Sílvia Cristina, que vai assegurar, neste primeiro ano, a destinação de mais de R$ 4 milhões para 33 instituições de Rondônia, que atuam no fortalecimento da agricultura, educação, saúde, esporte e cultura.

O evento foi realizado no auditório do Campus Ji-Paraná e contou com a presença do Reitor do IFRO, Professor Moisés Rosa, Deputada Federal Silvia Cristina, Diretora-Geral do Campus, Leticia Carvalho Pivetta, Pró-Reitora de Extensão, Marcela Regina Stein, Coordenadora-Geral do Programa Cidadania Plena, Miralba Uchôa, a Coordenadora Executiva Kelly Catafesta, a Coordenadora Pedagógica e Inclusiva Shyrley Almeida, o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Raimundo da Fonseca, o Vereador Welinton Fonseca, a Diretora de Programas e Projetos do IFRO, Marcia Tesser, além de presidentes e membros de associações contempladas no projeto.

Entre as entidades que serão beneficiadas com recursos alocados pela parlamentar e gerenciados pelo Projeto Cidadania Plena, estão as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA-RO), Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), creches, lar de idosos, associações que atuam no combate à dependência química, associações rurais, associações esportivas ligadas às artes marciais como karatê, entre outras.

O projeto vai possibilitar o repasse para a compra de implementos agrícolas para associações rurais, vans adaptadas para as APAES e apoio às entidades ligadas ao esporte, cultura e o social, de forma transparente e efetiva, assegurando para entidades recursos essenciais para investimentos e custeios.

Para o produtor rural Nivaldo Roldão, presidente da ASPROR 22, uma das associações que receberá cursos de formação profissional, o Projeto Cidadania Plena vai trazer mais dignidade às famílias que atuam na produção rural. “Gostei muito do lançamento deste projeto sério e efetivo gerenciado por uma instituição de ensino competente como o IFRO. Nossa associação está na expectativa em receber esses implementos para ajudar nossos produtores e facilitar as atividades de campo no dia a dia”, comentou Roldão.

Leidiane de Oliveira Lopes, presidente da Associação dos Produtores Rurais Nova Conquista (ANOC), destacou que o Instituto Federal, por meio do Projeto Cidadania Plena, atenderá  a necessidade da  associação “ao trazer algo que possa fazer a diferença para os nossos jovens e mulheres buscando qualificação técnica no desenvolvimento dos trabalhos em suas propriedades onde a qualidade passa a ser um diferencial na produção bovina de corte e leite com a produção de silagem, produção de derivados de leite, entre outros benefícios. Com a aquisição de um trator poderemos apoiar a agricultura familiar em sua produção, com a preparação do solo para melhorar a eficiência na produção de hortaliças, café, banana, além de melhorar as pastagens e trazer aos nossos associados e suas famílias uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

A presidente do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), Diná Cirioli Alencar, agradeceu a inclusão da instituição no Projeto Cidadania Plena. “Fiquei muito lisonjeada em ter o NACC participando desse importante projeto que vai facilitar muito o trabalho que prestamos aos familiares das crianças em tratamento contra o câncer em Rondônia, nossa gratidão a todos os envolvidos nesse projeto maravilhoso”, comentou Diná.

A Coordenadora Executiva do Projeto Cidadania Plena, Kelly Catafesta, destacou a importância que o projeto tem para a instituição educacional. “Esse projeto mostra que o Instituto Federal de Rondônia não oferece apenas disciplinas educacionais, mas, colabora também com a dignidade humana e na melhoria da comunidade onde está inserido”, pontuou.

Para a Coordenadora Pedagógica e Inclusiva do projeto, Shyrley Almeida, o alcance do Cidadania Plena junto às instituições que prestam importantes serviços a sociedade é o grande diferencial. “O alcance das APAES, AMA-RO, NACC, creches, lar de idosos, associações que atuam no combate à dependência química, associações rurais e associações esportivas é a certeza da importância do projeto na inclusão das pessoas”, disse.

“Nos últimos três meses o Projeto Cidadania Plena visitou e ouviu os anseios e necessidades de cada instituição contemplada, garantindo assim a realização de um projeto personalizado que atende a necessidade das instituições atendidas”, explicou Marcia Tesser, Diretora de Programas e Projetos do IFRO.

Miralba Uchôa, Coordenadora-Geral do Projeto Cidadania Plena, falou da abrangência e importância do projeto. “Inicialmente o projeto vai assegurar mais de R$ 4 milhões para 33 instituições de diversos municípios de Rondônia, que atuam no fortalecimento da agricultura, educação, saúde, esporte, cultura e cidadania, com expectativa de novos investimentos para o ano de 2025. É de fundamental importância a parceria firmada entre o IFRO e a Deputada Federal Silvia Cristina, que não mediu esforços para garantir a realização deste importante projeto”,  finalizou Uchôa.

• IFRO_-_Projeto_Cidadania_Plena_-_Lançamento_1
  • IFRO_-_Projeto_Cidadania_Plena_-_Lançamento_10