IFRO participa do XII Seminário de Gestores Públicos e visita Centros de Inovação no Ceará
Entre os dias 17 e 18 de junho de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve presente no XII Seminário de Gestores Públicos, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A delegação do IFRO também visitou diversos laboratórios e centros de inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) nos dias seguintes.
A participação no seminário foi de grande importância, permitindo aos representantes do IFRO conhecerem projetos inovadores do IFCE, que desenvolve pesquisa aplicada e extensão tecnológica na área das tecnologias agropecuárias para as cidades do Semiárido. Esses projetos são realizados em parceria com as Prefeituras Municipais.
Renato Delmônico, Diretor-Geral do IFRO Campus Jaru, destacou a relevância do evento. "Essa é uma proposta muito interessante e que poderá ser adaptada ao IFRO para a construção de um Centro de Inovação e Tecnologia para Produtores Rurais de Cacau e Café, já que temos expertise nas pesquisas e tecnologias nessas duas culturas nos Campi Jaru, Ji-Paraná e Cacoal", comentou.
As visitas aos laboratórios Apple Academy, Huawei Academy, Lapisco, LIT e Fotônica apresentaram oportunidades significativas para o IFRO. Letícia Pivetta, Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, enfatizou que "são experiências exitosas do IFCE que o IFRO, por estar na região amazônica e pela necessidade de formação profissional e tecnológica na área de TI, pode se beneficiar ao ser parceiro dessas marcas na região".
Marco Andrade, Coordenador do Projeto Cidades Inteligentes Cerejeiras, destacou a importância em conhecer o funcionamento do Laboratório Lapisco. "É um modelo que nós, do FSLab de Vilhena, estamos buscando para desenvolver pesquisas e soluções para a comunidade, interna e externa, por meio do desenvolvimento de software que colabora para a experiência do usuário de serviços públicos”, explicou.
Rodrigo Stiz, Diretor-Geral do IFRO Campus Vilhena, mostrou entusiasmo com os produtos desenvolvidos pelo laboratório do LIT. "Os produtos são pensados a partir da relação software-hardware para solucionar problemas das instituições públicas e privadas do Estado do Ceará", informou.
As visitas ao Polo de Inovação e à FAIFCE foram esclarecedoras. Flávio Caldeira, Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRO Campus Colorado do Oeste, identificou muitas possibilidades para enriquecer as pesquisas e desburocratizar a captação de recursos externos. "A experiência do Polo de Inovação, credenciado à Embrapii, mostrou uma maturidade importante para fechar parcerias com empresas privadas para soluções tecnológicas", enfatizou.
Mauro Alcântara, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRO, destacou a receptividade do IFCE e da FAIFCE. "A importância de visitas técnicas como essa é poder compartilhar experiências exitosas da Rede Federal para encurtar caminhos e facilitar o cumprimento da missão institucional do IFRO", ressaltou.
Além de Mauro Alcântara, participaram do evento e das visitas os servidores Letícia Pivetta, Rodrigo Stiz, Flávio Caldeira, Gilberto Paulino, Marco Andrade e Gilberto Silva.
Programação
17 e 18/6: participação no XII Seminário de Gestores Públicos
19/6: visita ao Polo de Inovação, à Reitoria do IFCE e ao Centro de Referência em EAD do IFCE
20/6: visita ao Academy Apple, Laboratório Lapisco, Academy Huawei, Laboratório LIT, Laboratório Fotônica e Centro de Formação Olímpica do Ceará
21/6: reunião com a Direção do NIT do Polo de Inovação e Reunião com a FAIFCE
Redes Sociais