IFRO tem trabalho selecionado para apresentar na REDITEC

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2016, 12h18 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2016, 15h27

Painel de Indicadores IFRO CópiaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foi selecionado para apresentar o Painel de Indicadores na 40ª Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), que acontece em Vitória (ES) entre os dias 23 e 27 de setembro. A tecnologia, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), através da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), disponibiliza informações de gestão de pessoas, matrículas, processos seletivos, evasão, retenção e êxito dos alunos, auxiliando nas decisões gerenciais e estratégicas da instituição.

Com pouco mais de um ano de uso, o sistema tem produzido bons resultados para o IFRO, com pró-reitorias utilizando os indicadores para direcionar os processos de planejamento e monitoramento institucional. “A Proen, por exemplo, utiliza o Painel para realizar o acompanhamento mensal da evasão acadêmica, agindo para identificar as causas e realizar o combate da evasão estudantil”, detalha o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Dauster Souza.

Como funciona

A plataforma digital “Painel de Indicadores” (PAINEL) é composta de dados oriundos do sistema acadêmico próprio (ensino presencial), base de dados Moodle (ensino a distância) e sistemas do Governo Federal, como SIAPE, SISTEC e SIAFI.  A proposta surgiu no final de 2014 com o objetivo de facilitar o processo de coleta de informações que estavam descentralizadas em diferentes sistemas, o que demandava tempo e esforço para coletar os dados. “Assim, para facilitar essa atividade, foi proposto o sistema com a finalidade de realizar essa coleta e apresentar os números de acordo com a necessidade da gestão, que especificaria quais indicadores precisava e o sistema seria ajustado para atender essas e outras necessidades”, explica Elias dos Reis Lima, Analista de Tecnologia da Informação do IFRO e desenvolvedor do sistema.

Um protótipo do sistema foi apresentado no Colégio dos Dirigentes do IFRO em abril de 2015, sendo aprovado pelos gestores. A partir disso, uma primeira versão da plataforma foi desenvolvida com o objetivo eliminar a dependência de consultas em planilhas eletrônicas para obtenção do quantitativo de servidores e alunos do IFRO.  Atualmente a plataforma, já em sua segunda versão, está alcançando mais uma das metas que é “[...] ampliar a utilização do sistema tanto no âmbito do IFRO como na Rede Federal”, destaca Dauster Souza, reforçando que “os indicadores servem como uma bússola de navegação muito útil para o direcionamento das ações estratégicas institucionais”.

Rede

A tecnologia criada pelo IFRO está se tornando referência em business inteligence na Rede Federal. O protótipo da plataforma já foi apresentado no Fórum de Tecnologia da Informação do CONIF (FORTI) em setembro de 2015 e após a exposição outros Institutos Federais demonstraram interesse em conhecer o sistema. Um treinamento via web conferência foi realizado junto a outros seis Institutos Federais. Atualmente os Institutos Federais Goiano, de Brasília e da Paraíba iniciaram o processo de cooperação técnica com o IFRO, a fim de implantarem em seus respectivos institutos o sistema de indicadores.