Escola do Chocolate será apresentada durante a 11ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2024, 15h53 | Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2024, 15h54

img escola chocolate IFRO 1

O Projeto “Escola do Chocolate” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, será oficialmente apresentado durante a 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá de 20 a 25 de maio, no Parque Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná. Essa edição da Rondônia Rural Show, tem como tema: “Agricultura da Amazônia”, visando fomentar a discussão sobre a produção rural na Amazônia, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

O IFRO participará efetivamente do evento, considerado a maior feira agropecuária da região norte, com um estande em que serão expostos os diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos e acompanhados pelos professores, além dos macroprojetos desenvolvidos de forma sustentável nos municípios onde a instituição educacional está inserida.

O Professor Renato Delmonico, Diretor-Geral do Campus Jaru, estará apresentando o projeto institucional “Escola do Chocolate” do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, no Pavilhão Empresarial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), no dia 22 de maio, quarta-feira, às 9h30, para produtores de cacau, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e ampliar as possibilidades de negócios além das fronteiras nacionais.

À tarde, a partir das 14h30 a Professora Andreza Pereira Mendonça, do Campus Ji-Paraná, Coordenadora do eixo viveiros do projeto “Escola do Chocolate”, irá ministrar no estande do IFRO uma oficina, com capacidade para 20 participantes, sobre produção de mudas de cacau, preparo de substrato, semeadura, com emissão de certificados para os inscritos.

A Professora Marília Assis dos Santos, Coordenadora dos alunos bolsistas que atuam na produção da “Escola do chocolate” disponibilizará diversos produtos nas formulações 56%, 70% e 80% de cacau, todos com zero lactose para degustação dos visitantes do estande do IFRO.

Projeto Escola do Chocolate

A Escola do Chocolate surge a partir de parcerias institucionais firmadas inicialmente entre o Campus Jaru e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), no ano de 2021, para o desenvolvimento de ações em prol do Projeto Cacau Sustentável de Rondônia, que é coordenado pela gerência local do Sebrae em Jaru e conta com outros parceiros como: Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), entre outros parceiros.

Nesse sentido, os servidores Alana Mara Kolln, Marília Assis dos Santos, Regiane Pandolfo Marmentini, Andreza Pereira Mendonça (Campus Ji-Paraná) e Renato Delmonico, em conjunto com parceiros institucionais, reformularam o projeto e propuseram que, ao invés de adequar um espaço, era necessário construir uma edificação que comportasse a agroindústria, os ambientes administrativos e os espaços para capacitação da comunidade.

E para comportar tal construção, ofereceu o espaço do Campus Jaru para sediar este empreendimento e projeto, o que foi aceito por unanimidade pela Câmara Setorial do Cacau. Portanto, em maio de 2022, para subsidiar a elaboração do projeto e do layout dessa construção, os servidores fizeram uma visita técnica em conjunto com a Gerente Local do Sebrae, Marcileide Alves Zirondi, à cidade de Ilhéus na Bahia, onde se encontra o Centro de Inovação do Cacau (CIC), referência nacional sobre a qualidade do cacau no Brasil, bem como outras instituições como CEPLAC, Fazenda Capela Velha, Cooperativa de Cacau de Gandu e ao Instituto Federal Baiano - Campus Uruçuca.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) solicitou uma audiência para apresentação do projeto, que também culminou em um apoio institucional. E a partir dessas tratativas, foi indicado uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões de reais, para custear o desenvolvimento do projeto, de autoria do Senador Confúcio Moura.