Reitor do IFRO defende no Conif política pública específica para alimentação escolar na Rede Federal

Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2024, 14h34 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2024, 14h48

Durante plenária da Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Moisés José Rosa, defendeu a criação de uma política pública voltada à alimentação escolar no âmbito da Rede Federal.    53647992075 432a932871 h

Em sua fala, o gestor do IFRO destacou a relevância da pauta. “Não existe formação omnilateral plena, não existe formação integral dos nossos alunos, que é promovida pela Rede Federal, sem antes pensarmos na alimentação dos nossos alunos e das nossas alunas. E eu falo do ponto de vista da região Norte, que é uma região carente de muitas coisas ainda, e a Rede Federal vem suprir essas carências. Então, se é necessário pensar na alimentação em qualquer espaço do Brasil, eu digo a vocês que na região amazônica ela não é apenas necessária, é uma pauta urgente”, discursou.

Ainda durante o discurso, Moisés sugeriu a construção pelo Conif de um documento constando todas as necessidades com relação à alimentação escolar dos alunos da Rede Federal e que o referido documento seja encaminhado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), ao Ministério da Educação (MEC), à Presidência da República e aos parlamentares. “É necessária uma política pública, de fato, para a Rede Federal. Apenas com a política pública consolidada nós teremos infraestrutura, pessoal e recursos para alimentação dos nossos alunos. Quando os projetos de lei chegarem ao Congresso, os nossos parlamentares, sejam de quais partidos forem, precisam reconhecer a relevância da pauta da alimentação escolar”, reforçou o gestor do IFRO.

A partir da exposição do Reitor, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para a construção do documento sugerido. Outros encaminhamentos também foram deliberados, a partir da defesa do professor Moisés e de outros reitores e reitoras:

1. a) realizar diagnóstico em conjunto com o FNDE/SETEC da realidade estrutural, orçamentária, recursos humanos, considerando os custos de gêneros alimentícios, de serviços e de infraestrutura para operacionalizar a alimentação escolar nos diversos tipos de gestão (autogestão, terceirização total, terceirização parcial etc.) e das necessidades para a efetiva implantação/implementação da alimentação escolar conforme legislação;
  1. b) articular com a SETEC fontes de financiamento da alimentação escolar para a rede federal (estrutura física, equipamentos, manutenção, gêneros alimentícios e quadro de pessoal);
  1. c) propor alteração na legislação do Programa de Alimentação Escolar para atender as especificidades da Rede Federal, incluindo a possibilidade de os Institutos Federais aderirem ao Programa de Escolas de Tempo Integral;
  1. d) construir uma política institucional de alimentação escolar para a Rede Federal atendendo às diretrizes nacionais sobre a temática;
  1. e) elaborar manifestação oficial do Conif solicitando representação da rede no comitê gestor do PNAE e instâncias deliberativas que trate sobre alimentação escolar;
  1. f) criar o fórum de Assuntos Estudantis no Conif;
  1. g) sugerir ao FNDE resolução específica da gestão do PNAE na Rede Federal;
  1. h) articular com a frente parlamentar para propor e apoiar a Rede Federal para defesa das pautas da alimentação escolar nos trâmites legislativos.

“Há na Rede, e consequentemente no IFRO, muitas demandas urgentes que precisam ser superadas, mas a alimentação dos alunos, julgo ser a mais relevante neste momento, por isso esse esforço em prol da alimentação na Rede Federal. Por isso, convido servidores, gestores, alunos a se dedicarem ainda mais na defesa dessa pauta”, finalizou o Reitor Moisés.

• 53647636308_38039a6878_k
  • 53647761269_2cf4b1343a_k