Projeto Cidades Inteligentes busca ampliação de ações durante eventos ligados ao Eixo Empreendedorismo e Inovação

Publicado: Sexta, 03 de Mai de 2024, 09h53 | Última atualização em Sexta, 03 de Mai de 2024, 09h54

Procint

Por meio do Eixo Empreendedorismo e Inovação, o Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT), desenvolvido no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), participou no município de Ariquemes, de várias ações relacionadas aos trabalhos do projeto. O objetivo é ampliar o leque de ações do eixo.

O primeiro evento com a presença de Empreendedorismo e Inovação foi o 1º Encontro do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Ariquemes.  Representando o IFRO, bem como o Projeto Cidades Inteligentes, a coordenação de Empreendedorismo e Inovação, em conjunto com os bolsistas do projeto, marcaram presença na primeira de muitas ações para o fortalecimento do ecossistema de inovação local. Promovido pelo Sebrae/RO, este mapeamento é resultado de todo o trabalho que já vem sendo desenvolvido no município buscando o fortalecimento da inovação e do empreendedorismo, e o PROCINT tem papel fundamental neste processo.

A partir de agora, serão pelo menos mais três reuniões a serem realizadas no município a fim de mapear atores que possam contribuir para o desenvolvimento de ações articuladas e pactuadas para a promoção de Ariquemes e região no fortalecimento da cultura de inovação.

Para o coordenador do Eixo, Juliano Christian estas ações vão além de identificar os atores, elas também preparam ações que foquem neste desenvolvimento, constroem uma governança para este ecossistema e acompanha seus passos para que se possa medir o crescimento de sua maturidade.

Em outro evento, o Projeto Cidades Inteligentes realizou, em parceria com o Sebrae, uma maratona de inovação.  Com a metodologia “mão na massa”, os participantes puderam vivenciar a construção de um negócio desde seus primeiros insights até a construção do modelo de negócio e sua apresentação em forma de Pitch para possíveis investidores.

O evento contou com a participação de jovens aprendizes dos municípios de Ariquemes e Machadinho d’Oeste, bem como jovens da Ordem Demolay de Ariquemes. O evento foi recheado de surpresas quanto à participação do público que trouxe ideias que podem vir a impactar de forma significante a sociedade.

Entre os projetos apresentados, destaque para o “Life Bike” (Bicicletário por assinatura, garanta a segurança de sua Bike); o “Conecta Jovem” (Plataforma de conexão entre ideias de jovens e possíveis investidores) e o “EcoRice” (Sacolas sustentáveis, produzidas à base de casca de arroz). O evento contou com a participação de empreendedores de Ariquemes que tiveram a oportunidade de passar por maratonas como essa e hoje tem seus negócios sendo desenvolvidos e acompanhados por ecossistemas mais maduros para que possam crescer ainda mais e ganhar escala no mercado.  A reunião contou com a participação de Kennedy Meira, da Bussola.Farm, e Victor Milan, da Ai Soluções.

Juliano Christian, destaca que a semana ainda foi repleta de visitas e reuniões com foco nos trabalhos que o eixo Empreendedorismo e Inovação, por meio do Projeto Cidades Inteligentes, executa no município de Ariquemes, como reunião com a Secretária Municipal de Educação, Sandra Márcia, em que foi tratado sobre a possibilidade de se executar ainda neste ano a Olimpíada de Empreendedorismo nas escolas que atendem ao Ensino Fundamental 2 em Ariquemes. Tratativas que estão sendo feitas a posteriori com a equipe pedagógica da Secretaria.

Centro de Empreendedorismo e Inovação

Também foi realizada reunião com o diretor de Tecnologia e Informação (TI) do município de Ariquemes, Fábio Milani, para tratativas de funcionamento do Centro de Empreendedorismo e acompanhamento por meio de visita in loco nas obras do Centro, que já estão caminhando para a conclusão.

O Centro de Empreendedorismo e Inovação será um espaço especializado, mas não exclusivo, de desenvolvimento tecnológico e inovador, por meio de laboratórios e outros ambientes para construção de ideias, onde profissionais, empresas, produtores e pessoas em geral possam discutir e desenvolver programas, projetos, planos e ações com foco em sistemas inteligentes de atuação.

O coordenador-geral do Projeto Cidades Inteligentes, professor do IFRO, Vagner Schoaba, explica que as ações do PROCINT e toda essa evolução tecnológica das cidades conta com recursos provindos de emendas parlamentares do Senador Confúcio. “Já são mais de R$ 32 milhões até o momento para este Projeto, que leva equipamentos, sistemas de informatização, capacitação e suporte técnico para as Prefeituras e suas secretarias” destacou Schoaba.

• Procint
  • campea