Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições para estudantes do IFRO ingressarem no Programa Bolsa Permanência voltado a indígenas e quilombolas graduandos

Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 14h43 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 14h45

 IFRO Programa Bolsa Permanência 2024Acadêmicos indígenas e quilombolas que estudam em cursos superiores presenciais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) já podem participar da seleção para ingresso no Programa Bolsa Permanência (PBP) 2024. As inscrições para o 1º ciclo vão até o dia 30 de abril.

Para realizar as inscrições, os estudantes deverão acessar o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISPB) no link http://sisbp.mec.gov.br, clicar em “solicitar acesso” e responder as perguntas sobre o perfil socioeconômico e sobre a trajetória e desempenho acadêmico. No próprio sistema, o estudante deve anexar os documentos comprobatórios da condição de indígena ou quilombola.  

Após o cadastro no SISPB, o estudante deverá se inscrever no Edital nº 6/2024/REIT - PROEN/IFRO, por meio do link: https://encurtador.com.br/oFKOT. A Comissão Central do Programa de Bolsa Permanência/DAE/DEID fará a análise das inscrições, de acordo com os critérios do PBP. O edital com mais informações pode ser conferido em: https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/455-editais/ensino/14838-edital-n-06-2024-selecao-de-estudantes-para-o-bolsa-permanencia.   

O valor da Bolsa Permanência a ser paga a estudantes indígenas e quilombolas que tenham comprovado os critérios elegíveis pelo PBP, será de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) mensais.

Sobre o PBP

O Programa de Bolsa Permanência (PBP), regulamentado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem por finalidade proporcionar e/ou ampliar condições de permanência dos estudantes regularmente matriculados e frequentes em cursos de graduação presenciais do IFRO, em especial quilombolas e indígenas, em conformidade com as disposições da Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013, e suas alterações.

Fim do conteúdo da página