Servidores do IFRO em Porto Velho participam de oficina de velas aromáticas
Com o objetivo de promover ações de bem-estar e de socialização aos servidores da Reitoria e dos Campi Porto Velho Calama e Zona Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), foi realizada na manhã de quarta-feira (27 de março), a Oficina de Produção de Velas Aromáticas, ministrada via Projeto Reuso com Arte.
As atividades ocorreram no Laboratório Instrumental do Campus Porto Velho Calama e foram ministradas pela Professora do Campus Vilhena e Coordenadora-Geral do Projeto Reuso com Arte, Jaqueline Ferrete. “Expliquei como perfumar, qual a diferença entre os tipos de parafinas e ceras que temos no mercado, suas indicações, sobre os riscos de se ter vela em casa, nós trouxemos até as etiquetas de segurança. É necessário que as pessoas saibam como utilizar uma vela. Falamos também sobre onde não fazer as velas, como em recipientes de plástico, acrílico ou metal. O vidro é o ideal para esse tipo de atividade, sempre temos que pensar na segurança”, detalha a docente.
Jaqueline destaca que o público foi muito receptivo. “Acredito que fazer diversas oficinas com intenção de bem-estar e de qualidade de vida é muito importante, pois permite parar e fazer algo que não é do seu cotidiano. Mentalmente, isso é um ganho muito grande. E quando você parte para a questão do autocuidado, a vela também faz parte disso, uma vez que a fragrância que ela exala, colabora nesse processo. Imagine que ao chegar em sua casa, você desliga a luz, acende sua vela e só de você parar, olhar para aquela chama e falar assim, ‘foi eu quem fez’, já é um ganho maravilhoso, uma sensação de gratidão”, comenta.
A ação foi viabilizada pelo Gabinete da Reitoria, por intermédio da Assessora Especial, Janaína Leite. “Aproveitamos que a Professora Jaqueline Ferrete já tinha várias atividades em Porto Velho e estendemos o convite para ela realizar a oficina com os servidores da capital, convite que ela aceitou prontamente. Além de trabalhar essa questão do bem-estar do servidor e da qualidade de vida, também temos a possibilidade de aprender uma atividade nova que, inclusive, pode ser replicada e que pode vir a ser um empreendimento”, comentou a servidora.
As ações do Reuso com Arte contam com a colaboração do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Sulivan da Silva e Silva. O estudante comentou sobre a sua participação nas atividades do projeto. “É muito bom ver como as pessoas reagem ao conhecer o projeto, porque às vezes a gente manda vários brindes para o IF como um todo e as pessoas não conhecem o projeto, elas somente veem os produtos que recebem. Já quando elas se aproximam do projeto, identificam o processo de como é feito, se identificam com os objetivos do Reuso com Arte, que trabalha com essa questão da reciclagem de embalagens. E isso é muito gratificante”, relatou.
Participantes da oficina
Para a Professora de Química do Campus Calama, Márcia Bay, a experiência foi muito empolgante. Ela confeccionou duas velas aromáticas, incrementando as peças com folhas de flores secas. “Além do conhecimento que foi adquirido, você vê que consegue fazer algo tão útil e bonito, a partir de materiais recicláveis. Acredito que atividades como esta deveriam acontecer mais vezes, porque tiram aquele estresse que a gente tem do dia a dia, foi uma vivência maravilhosa. Vou tentar fazer outras vezes, porque foi muito interessante. Eu gostei ainda mais de saber que todos os recipientes que são usados para colocar as velas são recicláveis, os enfeites também são todos materiais que a gente pode adquirir com muita facilidade”, explanou.
A Assistente em Administração da Reitoria, Leiliane Borges Saraiva, disse ter apreciado a iniciativa, pois “além de trazer a arte, promove a interação entre os participantes, e isso é muito bom. Essa prática deveria acontecer mais vezes, para todos os servidores. Acredito que seja uma forma de terapia, e isso, com certeza, pode ajudar muitas pessoas que se sentem sobrecarregadas”.
De acordo com a Professora de Música do Campus Porto Velho Zona Norte, Kênia Silva Martins, a oficina foi positiva, uma vez que proporcionou “conhecermos novas pessoas, além de ser uma experiência de artesanato ótima. Posso utilizar os conhecimentos adquiridos tanto na vida profissional quanto nas minhas práticas artesanais. Quem sabe um dia tenhamos a possibilidade de ensinar os alunos também, dentro das normas que a professora falou. É muito bom conhecer maneiras novas de utilizar materiais”.
Flávio Campos, também servidor do Campus Porto Velho Zona Norte, avaliou a oficina como uma experiência envolvente e sensorialmente gratificante. “Desde a seleção dos óleos essenciais até a mistura das parafinas e a criação de combinações únicas de fragrâncias, cada passo foi uma oportunidade de explorar minha criatividade e expressão pessoal. A atmosfera tranquila e acolhedora da oficina proporcionou um espaço ideal para aprender técnicas artesanais e compartilhar experiências com outros entusiastas. Ao final, o resultado foi mais do que simplesmente velas perfumadas: eram criações pessoais que carregavam lembranças e sentimentos, prontas para iluminar e perfumar meu espaço pessoal”, descreveu.
Quem também participou da oficina foi a Agente Administrativa Ozenilda Gomes Veloso do Campus Calama. Ela destacou que a atividade formativa proporcionou conhecimentos importantes sobre a arte de criar velas aromáticas. “Além de um olhar para um futuro negócio com o reuso consciente de materiais do nosso dia a dia”, reforçou.
Sobre o Reuso com Arte
O Reuso com Arte, do Campus Vilhena, concentra-se na temática ambiental, abordando a reutilização de resíduos sólidos, a redução da geração de resíduos e a utilização de produtos locais da Amazônia. Este projeto tem como objetivo transformar a vida de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo o empreendedorismo, geração de renda primária e secundária, fortalecimento da autoestima e atividades de desenvolvimento pessoal.
Redes Sociais