IFRO adere à Rede Bionorte de Pós-Graduação e passará a ofertar doutorado

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 08h36 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 08h36

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), pautado pelo compromisso de contribuir ainda mais com a formação de recursos humanos qualificados nos mais elevados níveis da ciência e da cultura, pleiteou adesão à Rede Bionorte. A rede integra instituições públicas de ensino e pesquisa da Amazônia Legal e oferece o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia.

Para o Reitor, Moisés José Rosa Souza, há grande relevância no acolhimento da instituição junto à Rede Bionorte. Ele parabenizou a equipe da Propesp/IFRO (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) pela condução do processo e destacou que integrar a Rede Bionorte traz inúmeras vantagens para a instituição. “Reduz custos com parcerias para formação de servidores em nível de doutorado, fortalece a pesquisa e a comunicação científica, fortalece os vínculos com instituições localizadas no mesmo território em que o Instituto Federal de Rondônia está, e oportuniza novas possibilidades de trabalho colaborativo, com foco o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia”.

Segundo a Coordenadora de Pós-Graduação, Michele Noé, “a participação do IFRO na Rede Bionorte é uma importante conquista para nossa instituição, e denota que atingimos um nível de maturidade que nos alça a um novo patamar: o de colaborador na formação de novos doutores para a Amazônia, para o Brasil”. Destacou ainda que recebeu com alegria o convite para formalizar o processo de adesão e que se surpreendeu com a sua fluidez: em menos de 30 dias a participação na rede foi homologada.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Xênia de Castro Barbosa, “participar da rede Bionorte, não mais como instituição demandante, mas como instituição formadora, é uma grande satisfação. É uma oportunidade muito especial de colaborar com a formação de pessoas e de contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia. Agradeço à Michele Noé, nossa Coordenadora de Pós-Graduação, por todo o empenho e dedicação neste processo, e aos Professores Marcio Miranda, Paulo Prates, Minelly Azevedo e Nathália Araújo, que se predispuseram a colaborar com o Programa, colocaram seus currículos à disposição do edital de credenciamento docente, e agradeço também a seus diretores de campi: Professores Elaine Carvalho e Leonardo Leocádio, que apoiaram a nossa adesão”.

Informações sobre o processo seletivo para inscrição no doutorado, início das aulas e outros dados pertinentes serão enviados em tempo oportuno pela Pró-Reitoria de Pesquisa ao e-mail dos servidores do IFRO, bem como divulgados para conhecimento da sociedade.

REDE BIONORTE

Instituída em 2008 no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Rede Bionorte tem como objetivo promover a integração de competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Com sua inserção na Rede Bionorte, o IFRO passa a compor o Colégio Estadual de Rondônia, sob a Coordenação de Carolina Bioni Garcia Teles, e atua  junto com a UNIR (Universidade Federal de Rondônia), a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

No que se refere ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia, que é ofertado pela Rede Bionorte, trata-se de um programa de notável qualidade e prestígio, que foi homologado pelo Conselho Nacional de Educação em 2012 (Portaria MEC 1.331 de 08/11/2012, DOU 09/11/2012, seção 1, pág. 10), e que desde então tem contribuído para o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos de forma ética e responsável, alinhado aos objetivos da sustentabilidade e da conservação do bioma amazônico.