IFRO entrega primeiro registro definitivo

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2016, 13h34 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 13h34

DSC 0049A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) entregou na última semana, o 1º Registro Definitivo de Programa de Computador do IFRO, no Campus Ji-Paraná. O programa de computador intitulado DETMATSIS 1.0 - Cálculo de determinantes de matrizes e resolução de sistemas lineares é a primeira tecnologia definitiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) aceito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O IFRO tem atualmente 31 solicitações de patentes aguardando concessão final.

O projeto foi desenvolvido por alunos e professores. A ideia inicial surgiu em sala de aula com o objetivo de propor uma ferramenta de apoio ao ensino de matemática: matrizes, determinantes e sistemas lineares. “Iniciou-se, então o projeto de pesquisa e os estudos sobre o tema e as linguagens envolvidas, sem preocupação com o layout à primeira vista. Sempre no sentido de colaborar metodologicamente com o ensino desses temas e voltado tanto para o professor, como ferramenta de ensino, quanto para o aluno como aprendiz e cada vez mais próximo à tecnologia”, afirmou Windson Moreira Candido, professor de matemática do Campus Ji-Paraná e inventor do projeto.

Segundo ele, o software possui uso direto para o ensino e aprendizagem, podendo ser apresentado às escolas de ensino médio de qualquer região. “O interesse é dar mais opções para a apresentação dos conteúdos de matemática, aproximando alunos e professores das tecnologias atuais, inserindo a matemática no atual contexto computacional”, acrescentou o professor.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, informou que o registro definitivo do software é parte de um ciclo do desenvolvimento da pesquisa científica no instituto. “O IFRO através do Núcleo de Inovação Tecnológica [NIT] deve trabalhar na transferência da tecnologia desenvolvida, para que efetivamente os produtos e projetos de pesquisa tenham aplicabilidade”, ressaltou.

O Instituto desempenha um importante papel de incentivar o aluno na iniciação científica, contribuindo para a formação de bons profissionais, criativos e inovadores na sua área de formação. “Para que realmente resolvam perguntas e problemas demandados pela sociedade e neste caso específico, contribuam para o ensino da álgebra no ensino médio”, finalizou o Pró-Reitor.