Projeto Comunidades Fortes está com inscrições abertas para colaboradores bolsistas

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 17h36 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 17h36

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tornou público o edital de seleção de profissionais para atuarem na função de Bolsistas do Projeto Comunidades Fortes. As inscrições ocorrem de 18/12/2023 a 10/01/2024, pelo formulário disponível em https://forms.gle/T6JCReeMHwEUvX9K8. O objeto é a seleção de bolsistas em nível médio e de graduação, nas diversas áreas do conhecimento. O Projeto Comunidades Fortes é gerido pela Diretoria de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), e conta com recursos a partir da indicação de Emenda de Bancada, disponibilizada pelo Senador Confúcio Moura.

Podem participar da seleção servidores(as) do próprio IFRO; pessoas externas ao IFRO, com ou sem vínculo empregatício, profissionais de nível superior e médio; e estudantes de graduação. Em caso de possuir algum tipo de vínculo empregatício será necessário comprovar a disponibilidade de tempo para realizar as ações exigidas pelo projeto: declaração de Anuência, da empresa, devidamente assinada pelo responsável; documento que demonstre a carga horária compatível com a demanda do projeto; os candidatos selecionados e convocados exercerão suas ações durante o período de planejamento, implementação e execução das atividades inerentes ao Projeto Comunidades Fortes, tais como assistência técnica e extensão rural, visitas às comunidades atendidas pelo projeto e elaboração e execução de planos de trabalho.

A carga horária do(a) bolsista (seja servidor público ou não), durante sua atuação no Projeto Comunidades Fortes será de até 20 horas semanais e/ou 80h mensais. São 5 vagas para Pesquisador(a) Extensionista, mais 6 vagas para Agentes de Apoio Técnico e 5 vagas para Estudantes de Nível Superior do IFRO.

Nas vagas disponíveis para Pesquisador(a) Extensionista, são 20 horas semanais, em até 8 meses e valor da bolsa mensal de R$ 3.000,00, para atuação nas cadeias produtivas da mandioca, açaí, castanha-do-Brasil, agroindústria de polpa de frutas e turismo e/ou turismo de pesca. Em cada área é preciso ter disponibilidade para viajar e curso superior específico de cada área, mais requisitos mínimos de formação e experiência/critérios de acesso.

Para as vagas de Agentes de Apoio Técnico o valor da bolsa mensal de R$ 770,00 para 40 horas semanais. Há vagas para Assistente Comunitário de extensão com ensino médio completo, disponibilidade para viajar e ser residente comprovado da Resex Rio Ouro Preto (Guajará-Mirim); da Comunidade Indígena Nova Esperança (Linha 12 - Nova Mamoré); da Comunidade Indígena Linha 26 Nova Mamoré; da Comunidade Indígena Karipuna (União Bandeirante - Porto Velho); da comunidade remanescente Quilombola Rolim de Moura do Guaporé; ou da Comunidade remanescente de Quilombo Pedras Negras (Alta Floresta D’Oeste/Costa Marques).

E para as vagas destinadas a Estudantes de Nível Superior do IFRO a bolsa é de R$ 700,00. Os Bolsistas de Iniciação ao Extensionismo (IEX) devem ser acadêmicos que possuam vínculo institucional até o final do projeto e não tenham pendências de nenhuma ordem com a instituição. Precisam ter disponibilidade para viajar e tempo de 8 horas semanais para dedicação ao projeto.

A inscrição será realizada pelo formulário disponível aqui, com a indicação da função pretendida, conforme a distribuição de vagas. No processo de inscrição, os candidatos deverão incluir os documentos descritos no edital, em um só arquivo no formato PDF.

Para ler o Edital 6/2023/REIT-PROEX/IFRO completo, clique aqui.