Em parceria com SEJUS e OAB, IFRO promove oficina de produção de hortaliças destinada a reeducandos de Jaru

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 13h14 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 13h14

IFRO JaruO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou nos dias 22 e 23 de novembro de 2023 uma oficina prática de Produção de Hortaliças na qual, além dos ensinamentos práticos ministrados, também se ofertou certificação com carga horária de 16 horas a 20 reeducandos do Centro Regional de Ressocialização Augusto Simon Kempe da Secretaria de Estado da Justiça do Estado de Rondônia (RASK/Sejus), no município de Jaru (RO).

A ação foi demandada ao IFRO pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Jaru (OAB), Rooger Taylor, e pelo Diretor-Geral do CRASK/Sejus, Geanderson Rodrigues Alvernaz, com o propósito de garantir uma maior efetividade nas atividades de produção de hortaliças que já vinham sendo praticadas dentro da unidade prisional pelos reeducandos.

O IFRO, a partir dos servidores que atuam nos campi agrários (Ariquemes, Cacoal e Colorado do Oeste), trabalhou de forma integrada no planejamento e execução de uma oficina prática de produção de hortaliças, a fim de atender à demanda local. Durante a formação, foram repassadas orientações e, posteriormente, executadas as práticas de produção de mudas, preparo de compostagem, preparo de canteiros e transplante de mudas, produção de biofertilizantes, construção de minhocário para produção de húmus, controle de pragas e doenças de forma natural.

A oficina foi planejada antecipadamente com a equipe responsável, do IFRO com o Diretor do CRASK/Sejus, por meio de reuniões virtuais e uma visita in loco. Conforme a Técnica em Agropecuária do Campus Colorado do Oeste, Giselly Juchnievski de Oliveira, “a oficina foi conduzida de maneira abrangente e educativa, proporcionando aos reeducandos uma experiência valiosa na produção sustentável de alimentos”.

Com experiência de mais de 28 anos na área de produção de hortaliças, o Técnico em Agropecuária do Campus Cacoal, Heleno dos Santos Silva, reafirmou aos reeducandos, durante a oficina, que existe uma grande demanda por profissionais para atuarem nessa área, possibilitando a futura inserção no mercado de trabalho.

Segundo o Diretor-Geral do CRASK/SEJUS, “a participação dos reeducandos durante a formação auxilia na reinserção no mercado de trabalho, logo após o cumprimento da pena, considerando que o aprendizado de forma prática, seguido da certificação, os habilitam para o mundo do trabalho”.

Para o Chefe do Departamento Geral de Ações Integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão (DGIEPE/IFRO), Thiago Duarte Mielke, “essas ações institucionais devem ser tratadas como prioridade, pois um dos objetivos que constam na lei de criação dos Institutos Federais é o apoio aos processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional”.