IFRO tem representantes em reunião estratégica da Setec/MEC para discutir os desafios financeiros do Custo Amazônico

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 15h20 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 15h21

IFRO Reunião Custo Amazônico 2

Na última quinta-feira, 16 de novembro, servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram de uma reunião on-line promovida pela Comissão Paritária da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O foco central do encontro foi abordar os desafios financeiros enfrentados pelos Institutos Federais localizados na região amazônica, sob a influência dos elevados custos associados ao denominado “Custo Amazônico”.

Realizada virtualmente, a reunião foi conduzida pelo Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli. Entre os participantes, estiveram presentes o Reitor do IFRO, Moisés Souza, os alunos Meire Oliveira (Campus Avançado São Miguel do Guaporé) e Diego Dantas (Campus Colorado do Oeste), e a Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, Elaine de Carvalho. Os campi representados na reunião são os localizados mais distantes da capital de Rondônia.

O Reitor Moisés Souza enfatizou a relevância da pauta do “Custo Amazônico” para os gestores da Região Norte. Ele destacou que a discussão também abrange a regulamentação do art. 71 da Lei 8.112, que trata de duas gratificações: o Auxílio Penosidade e o Auxílio Fronteira. Para pleitear essas demandas, os representantes do IFRO buscam uma audiência com o Ministro da Educação, Camilo Santana.

No encerramento da reunião, os reitores presentes reiteraram a urgência de que as demandas em questão sejam atendidas já para 2024, reconhecendo a importância de ações imediatas para garantir a continuidade das atividades institucionais na Região Amazônica. A expectativa é de que a união de esforços resulte em ações concretas que beneficiem a comunidade acadêmica e contribuam para o desenvolvimento educacional para as unidades situadas na Amazônia.

• IFRO_-_Reunião_Custo_Amazônico_1
  • IFRO_-_Reunião_Custo_Amazônico_2