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IFRO destaca participação na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica com inovação e compromisso educativo

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 17h48 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 15h16

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No período de 16 a 22 de outubro de 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) mostrou seu compromisso com a excelência educacional e inovação durante a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília (DF). O evento, que celebra a educação técnica e profissional no Brasil, foi palco para a apresentação de 11 projetos e uma oficina, demonstrando o impacto positivo do IFRO no desenvolvimento tecnológico e na promoção da educação de qualidade em diversas áreas.

O IFRO, representado por grande parte de seus campi, apresentou projetos que abordam desde a produção de chocolates de alta qualidade até soluções inovadoras para a manutenção da produção pecuária em condições de seca. Cada projeto não só reflete a diversidade de talentos na instituição, mas também destaca o compromisso do IFRO com o desenvolvimento regional e o avanço tecnológico no Brasil.

Além desses projetos, o IFRO teve participação no evento Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), no qual dois de seus professores se destacaram: Tatiana Gigliolla, coordenadora da incubadora Redinova e o Professor Jackson Bezerra. 

 O Professor Jackson, do Campus Ji-Paraná, apresentou os resultados parciais do Projeto de Robótica Educacional LEGO no IFRO, financiado pelo edital de iniciação tecnológica 88/2022 da SETEC. O projeto visa a ensinar lógica de programação para crianças do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Ele destacou a importância de tornar o aprendizado mais divertido e didático, contribuindo assim para a educação de qualidade. “A linguagem de programação é em bloco, então a gente ensina conceitos que são difíceis e de uma forma mais divertida. Esse projeto começou em 2015, lá em Ji-Paraná e nos últimos dois anos eu descobri o edital de iniciação tecnológica do próprio MEC. E aí eu submeti e consegui aprovação nos últimos dois anos. E esse ano eles trouxeram todos os coordenadores aqui em Brasília, dentro de um evento chamado InovEPT, para apresentar os resultados do projeto, como é que foi, quantas pessoas a gente atendeu, como é que foi a experiência, qual foi a metodologia que nós utilizamos, quais tecnologias, etc.”, relatou o docente.IFRO 3 SNEPT 25

Segundo a Professora de Administração e Coordenadora Sistêmica da REDINOVA, Tatiana Gigliolla Bernardino dos Santos, a Semana proporcionou uma oportunidade para aprimorar os  conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação, possibilitando ainda compartilhar experiências e network com diversos profissionais da Rede Federal e conhecer mais sobre como os outros Institutos Federais estão desenvolvendo essas áreas. A professora ainda relatou que foi proporcionado aos participantes uma integração, aproximação e conhecimento que são bases que podem ajudar os profissionais a desenvolverem seus planejamentos e novas estratégias para trabalhar na rede Federal.

Marco Antônio Augusto, professor do Campus Vilhena e que apresentou na SNCT o projeto FS Labs comentou sobre as vantagens para os estudantes ao participarem de eventos científicos. “Bom, é importante porque é um aprendizado para o aluno, conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos nos outros institutos, ver que o que ele está desenvolvendo é importante, além de fazer network, conhecer outras pessoas, conhecer as tendências que estão acontecendo nos outros institutos, inspira e motiva eles a participarem e estudarem no nosso campus”, refletiu.

IFRO 3 SNEPT 11Essa participação ativa do IFRO na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e no evento InovEPT reforça o compromisso da instituição com a formação educacional de excelência, a inovação e o desenvolvimento da região. Os projetos apresentados não apenas evidenciam o talento e a dedicação dos estudantes e professores do IFRO, mas também destacam o papel crucial da instituição no progresso de Rondônia e do Brasil como um todo. O evento serviu não apenas como uma vitrine para as realizações do IFRO, mas também como um espaço de aprendizado e troca de experiências, impulsionando ainda mais o compromisso da instituição com a excelência educacional e a inovação tecnológica.

Vozes estudantis

Durante o evento, alunos e professores compartilharam suas experiências e aprendizados. João Vitor, aluno do Campus Vilhena, expressou sua empolgação em participar do evento pela primeira vez: "Foi ótimo estar aqui para apresentar um projeto que eu tenho muita paixão. Ver os outros projetos do IFRO e de outros institutos federais foi maravilhoso, é muito gratificante", disse.

A aluna Beatriz Santos Coelho, do curso de Agronomia do Campus Ariquemes, enfatizou a troca de conhecimento e aprendizado com outros projetos e alunos: "Foi muito gratificante poder fazer essa troca de conhecimento, poder passar um pouquinho da minha experiência lá na AgroAri com o meu projeto e aprender com projetos de outros alunos", comentou enfatizando ainda a oportunidade de dar visibilidade aos produtores rurais.

O IFRO também contou com a participação de alunos de outros estados, como Maurício Rodrigues, aluno do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e que é bolsista do Projeto Cidades Inteligentes do IFRO. Ele ressaltou o valor de ter contato com tecnologias que ele não teria acesso na graduação e como a viagem a Brasília aguçou sua curiosidade sobre Rondônia. “Com essa viagem agora, deu vontade de conhecer Rondônia, de conhecer a cultura e ter tido esse contato aqui com todos vocês, foi maravilhoso!”, disse.IFRO 3 SNEPT 17

Para o aluno Victor Daniel de Oliveira, do Campus Ji-Paraná, que apresentou o projeto PodTech, a experiência de falar sobre o seu trabalho foi muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.  “Olha, foi incrível! No começo eu fiquei meio assustado, a gente teve aqui organização e tudo mais, porém o pessoal foi muito simpático, os projetos foram incríveis, foi simplesmente sensacional. Foi a minha primeira experiência para divulgar nosso projeto e tudo mais. Mas de verdade foi sensacional, aprendi bastante e espero poder participar de outros eventos”, comentou.

Alice Evili Matos, aluna do curso de Agroecologia do Campus Cacoal, disse que “apresentar o projeto do Centro de Excelência em Café foi uma experiência extraordinária para mim. Expor o trabalho de diversos cafeicultores e de suas famílias que, em conjunto com as formações oferecidas em nosso campus, tem conseguido promover para a cafeicultura do estado de Rondônia cada vez mais sustentabilidade, e qualidade e com exposições como a desta semana podemos trazer mais visibilidade e reconhecimento merecido a todos os envolvidos”.

Guilherme Santolin e Kelrely Farias, alunos de Engenharia Florestal do Campus Ji-Paraná, durante a 3° SNEPT estiveram expondo no stand do IFRO e ministrando a oficina “Cores da floresta: Uso de Pigmentos Naturais na Produção de Tintas” onde demostraram de forma teórico-prática o processo de produção dos pigmentos para utilização em pinturas em tela. Os trabalhos expostos foram resultados parciais do projeto aprovado no edital 12 de 2023 IFRO/CNPq. Para os alunos pesquisadores, ter tido a oportunidade de participar de um evento tão importante para a educação tecnológica foi de grande enriquecimento pessoal e profissional. “Ser pesquisador é um grande desafio, porém é extremamente gratificante no final do processo conseguir atingir o público com algo que possa fazer a diferença em suas vidas. A participação no evento não foi apenas mostrar ao público os resultados de meses de pesquisa, mas sim uma grande troca de conhecimentos e experiências que irão agregar de forma muito significativa em nossa vida profissional e também pessoal”, disse Guilherme.IFRO 3 SNEPT 3

Kelrely complementou dizendo que: “A realização das oficinas de extração do pigmento e pintura, onde o público pôde utilizar nossos produtos, foi algo extraordinário, as conversas com pessoas de diferentes idades, regiões, profissões, foi de extrema importância para percebermos os pontos positivos do nosso trabalho e também aqueles que devemos ajustar possibilitando desdobramentos e refinação da pesquisa com os pigmentos naturais, nos motivando ainda mais a continuar e progredir no ramo acadêmico. Além disso a participação no stand foi uma grande oportunidade para os visitantes conhecer não apenas o nosso trabalho, mas também o nosso grupo de pesquisa, que há anos se dedica a estudos do uso sustentável dos produtos florestais não madeireiros”, explicou.

Cidades Inteligentes

O Projeto Cidades Inteligentes esteve presente na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, na qual foi apresentada a capacidade do Instituto Federal de Rondônia de desenvolver soluções tecnológicas de baixo custo e alta tecnologia, incluindo desenvolvimento social e humano, garantindo assim, a essência de criação dos Institutos Federais. “As apresentações foram exitosas, e ganhou notoriedade entre os Institutos Federais, pois o projeto encontra-se em fase de entrega de serviços, que irão tornar os serviços públicos mais eficientes e transparentes”, reforçou o professor Vagner Schoaba, coordenador do projeto.

Escola de Chocolate

A participação na Semana Nacional da EPT possibilitou divulgar a qualidade do cacau e do chocolate produzido em Rondônia por meio do projeto Escola do Chocolate, financiado pelo senador Confúcio Moura. Durante o evento, foram apresentados aos visitantes e expositores as etapas de produção do chocolate fino, desde o fruto do cacau ao chocolate. “Essa participação possibilitou conhecer os projetos, alunos, servidores e pesquisadores de outros Institutos Federais e assim compartilhar experiências e criar uma rede de contatos. Assim, promovendo o desenvolvimento de ações que impulsionem o ensino profissionalizante, a pesquisa, a inovação e a extensão em nossa instituição”, ressaltou a professora Alana Mara Kolln, que é Coordenadora do Núcleo Relações com a Comunidade do projeto.IFRO 3 SNEPT 10

Susyeidy Sanches Machado, aluna do 3° ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Campus Jaru, disse que a participação no evento foi uma experiência única e inovadora. “Sem dúvidas agregou muito em nosso conhecimento. Tivemos a oportunidade de expor o nosso projeto, apresentando o fruto do cacau e o verdadeiro sabor do chocolate. Todos deveriam ter a oportunidade de participar desse evento tão importante, que traz diversos benefícios, tanto para nosso aprendizado como para nosso convívio em sociedade. Um local que tivemos a oportunidade de aprender, ensinar e trocar experiências com pessoas de diversas regiões do país, que vamos levar para toda vida”, relatou.

Soluções de Baixo Custo para Manutenção de Produção Pecuária na Seca

O Projeto Soluções de Baixo Custo para Manutenção de Pecuária em Época de Seca nasceu da percepção dos alunos em relação às necessidades do pequeno pecuarista. Partiu do pressuposto de que existe tecnologia disponível, mas que nem todos tem capital financeiro ou informacional que permita a adoção. “Sendo assim, os alunos fizeram o cálculo de implantação de 4 soluções tecnológicas já disponíveis: irrigação, silagem, cultivo de capineiras para oferta no coxo e piqueteamento com cerca elétrica. Implantaram os mais viáveis financeiramente do ponto de vista da pequena produção e apresentaram aos produtores. Participar da 3º Semana de Educação Profissional e Tecnológica foi muito bom, pois além de validar o trabalho executado, essa participação amplia horizontes e nos mostra outras possibilidades", comentou a professora e coordenadora do projeto, Quézia Rosa.

Podcast Podtech

A equipe PodTech, sob a liderança de Ilma Fausto e Marlos Hibner juntamente com os pesquisadores Victor Cruz, Vinícius Pinheiro, Ícaro Silva e Claudinei Júnior, alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Ji-Paraná, entrevistou dezessete representantes, entre coordenadores e pesquisadores de projetos, e o Secretário da SETEC/MEC, Getúlio Marques Ferreira. Na sua entrevista, o secretário afirmou que o PodTech é "um projeto que pode ser espalhado para a rede toda e que pode ser essa sementinha que vai colocar isso no restante da rede."

IFRO 3 SNEPT 23 “Entendemos que a atuação do PodTech e de todos os demais projetos contribuíram para a disseminação e democratização do conhecimento no meio acadêmico e na comunidade em geral. O evento proporcionou uma experiência de pluralidade e integração, sendo uma oportunidade ímpar de mostrar a importância da atuação dos Institutos Federais para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. O PodTech não é somente um podcast institucional. É uma ferramenta de aproximação da escola com a comunidade, visando à transformação social por meio da Educação”, comentou o coordenador do projeto, Marlos Hibner.

Reuso com Arte

Outro projeto apresentado na Semana foi o Reuso com Arte, do Campus Vilhena, que concentra-se na temática ambiental, abordando a reutilização de resíduos sólidos, a redução da geração de resíduos e a utilização de produtos locais da Amazônia. Este projeto tem como objetivo transformar a vida de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo o empreendedorismo, geração de renda primária e secundária, fortalecimento da autoestima e atividades de desenvolvimento pessoal. “Durante a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica realizada em Brasília, o projeto teve a oportunidade de apresentar seus trabalhos. A participação nesse evento desempenhou um papel significativo para permitir a divulgação do projeto junto à comunidade, o estabelecimento de novas parcerias e a exploração de novas perspectivas para o futuro do projeto’, comentou a coordenadora do projeto, professora Jaqueline Aida Ferrete, que contou com a parceria do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Sulivan da Silva e Silva , durante a exposição nos dias 19 e 20 de outubro.

Projetos do IFRO na SNCT

A seguir, apresentamos uma visão geral dos projetos e da oficina que o IFRO destacou durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica:

Centro de Excelência do Café - Campus Cacoal: O projeto "Centro de Excelência do Café" destaca o potencial da região para a produção de café de alta qualidade, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva do café.

Cidades Inteligentes - Reitoria: O projeto "Cidades Inteligentes" destaca a importância da tecnologia e da inovação na melhoria da qualidade de vida nas cidades, promovendo soluções inteligentes para os desafios urbanos.

Cores da Floresta: Uso de Pigmentos Naturais na Produção de Tintas - Campus Ji-Paraná: O Projeto demonstrou como é possível utilizar pigmentos naturais da região para a produção de tintas, valorizando a biodiversidade local.

Desenvolvimento de Jogo Educativo para o Ensino de Lógica e Linguagem de Programação - Campus Ji-Paraná: Este projeto demonstrou como a educação pode ser divertida e envolvente por meio do desenvolvimento de jogos educativos.

Escola de Chocolate - Campus Jaru: O Projeto "Escola de Chocolate" aborda a produção de chocolates de qualidade e promove o empreendedorismo na região.

FSLab: Laboratórios de Fábrica de Software - Campus Vilhena: Este Projeto destaca a importância da formação de profissionais de software e tecnologia.

Geo Rondônia - Reitoria: O projeto "Geo Rondônia" visa realizar ações técnicas de georreferenciamento, cadastro ambiental rural e supervisão, a fim de efetivar a reforma agrária no estado de Rondônia, trazendo segurança jurídica e dignidade para comunidades de Projetos de Assentamento

Oficina: Cores da Floresta: Uso de Pigmentos Naturais na Produção de Tintas - Campus Ji-Paraná: Além do projeto, o Campus Ji-Paraná ofereceu uma oficina prática sobre o uso de pigmentos naturais na produção de tintas, promovendo a educação experiencial.

Podcast Podtech - Campus Ji-Paraná: Este Projeto busca disseminar conhecimento e inovação por meio de mídia auditiva.

Programa de Informatização Escolar - Reitoria: A Reitoria do IFRO demonstrou como a informatização escolar pode melhorar a eficiência e a qualidade do ensino.

Soluções de Baixo Custo para Manutenção de Produção Pecuária na Seca - Campus Ariquemes: O Projeto apresentou soluções inovadoras de baixo custo para a manutenção da produção pecuária em condições de seca, contribuindo para a sustentabilidade da pecuária na região.

Tecnologias Sociais: Autonomia Financeira e Valorização de Mulheres do Cone Sul de Rondônia por meio do Reuso com Arte: Este projeto social busca promover a autonomia financeira e a valorização de mulheres na região por meio do reuso de materiais na produção de arte.

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