Exposição celebra os 15 anos dos institutos federais (IFs)

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h29 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h30

Exposição 15 anos Institutos Federais

Projeto multimídia “Institutos federais, a cara do Brasil” é uma das atrações da Semana Nacional de EPT, que acontece até 22 de outubro, em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) promove, durante a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a exposição “Institutos federais, a cara do Brasil”. Essas instituições foram criadas pela Lei n.º 11.892/2008, sancionada no dia 29 de dezembro daquele ano pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva — portanto, há 15 anos.

Para celebrar esse marco na educação pública brasileira, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC, está desenvolvendo uma série de ações comemorativas: selo personalizado, campanha publicitária e a exposição multimídia, entre outras iniciativas.

O projeto “Institutos federais, a cara do Brasil” selecionou 15 personagens, das cinco regiões brasileiras, em meio a professores, técnicos, estudantes e egressos. A proposta é contar — com fotos (Mariana Raphael), textos (Stela Rosa) e vídeos (Rafael Matos) — a atuação dessas pessoas no cotidiano escolar e o papel transformador dos institutos federais na comunidade.

“Percorremos o País para contar histórias. É um projeto coletivo de impacto visual e com histórias muito potentes daqueles que fazem o dia a dia das nossas escolas. Suas trajetórias, ainda que únicas, dialogam com a missão dos institutos federais, não só por sua riqueza, diversidade e pluralidade, mas por serem agentes de transformação social”, explica o idealizador e coordenador do projeto, Felipe De Angelis, assessor especial da Setec/MEC.

Formação integral — Os institutos federais, presentes em todas as unidades da Federação, com 600 campi, são instituições de excelência, novas e inovadoras. Oferecem, mediante o ensino, a pesquisa e a extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. Os cursos (técnicos e de qualificação profissional, graduação e pós-graduação) alcançam mais de 1 milhão de jovens e adultos.

Documentário — Além da exposição multimídia coordenada pela professora Suzana Guerra, o projeto conta com um documentário, que está em fase de edição e será lançado no dia 4 de dezembro, no Museu da República, em Brasília (DF). Também nessa data o projeto estará disponível na íntegra nos canais oficiais do MEC, com fotos, textos e vídeos. Ele foi desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB).

Personagens da exposição

Isabel Motta – assistente de alunos;

Flávia Twardowski – professora de Bioquímica;

Huli Zang – tecnólogo em Processos Gerenciais;

Natanael Pereira – professor de Manutenção Aeronáutica;

Elane Neves – assistente social;

Fernanda Palmeira – professora de Educação Física;

Bruna Fontes – estudante do curso técnico em Agropecuária;

Eduardo Fernandes – técnico em Cozinha e Gastronomia;

Terena Mario Ney – professor de Administração;

Thaís Moreira – estudante do curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja);

Arielson Dias – técnico em Meio Ambiente e estudante de Geografia;

Domingos Sávio Morais – técnico-administrativo em Educação;

Paula Oliveira – administradora;

Nonato Castro – professor de História;

Marlise Paz –assistente de alunos.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec